25 JAN 2024
SAÚDE
Avaliação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo eleva para B classificação da qualidade da gestão da Saúde em Marília
Administração do prefeito Daniel Alonso Marília teve boa classificação no IEG-M do TCE-SP, com destaque para a atuação da Secretaria Municipal da Saúde, que melhorou índice
A classificação de Marília no IEG-M 2023 (Índice de Efetividade da Gestão Municipal) elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) recebeu grande destaque no índice de avaliação relacionado à Saúde. Neste quesito, o Município elevou a nota C + para B. Na média geral, Marília foi classificada como C+, ficando entre 50% a 59,9% da nota máxima possível.

O IEG-M é o Índice de Efetividade da Gestão Municipal, criado em 2015 pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) de São Paulo para avaliar a eficiência das prefeituras municipais paulistas. Com base nos resultados é possível ao gestor corrigir os rumos da administração ou efetivar políticas públicas em cada área de governo. É composto por sete índices setoriais, consolidados em um único índice por meio de um modelo matemático que, com foco na análise da infraestrutura e dos processos dos entes municipais, busca avaliar a efetividade das políticas e atividades públicas desenvolvidas pelos seus gestores.

A combinação das análises dos sete índices temáticos busca avaliar, ao longo do tempo, se a visão e objetivos estratégicos dos municípios foram alcançados de forma efetiva e, com isso, oferecer elementos importantes para auxiliar e subsidiar tanto a ação fiscalizatória exercida pelo controle externo como também da sociedade, além de servir como parâmetro para a tomada de decisão dos gestores públicos.

O Índice Municipal da Saúde mede o resultado das ações da gestão pública municipal neste tema por meio de uma série de quesitos específicos, com ênfase nos processos realizados pelas prefeituras relacionados à Atenção Básica, Equipe Saúde da Família, Conselho Municipal da Saúde, atendimento à população para tratamento de doenças como tuberculose, diabetes Melittus, hipertensão e cobertura das campanhas de vacinação e de orientação à população.

Na região, Marília ficou entre as melhores no desempenho da gestão municipal. A nota B em Saúde significa que a gestão é efetiva, com IEG-M maior ou igual a 60% e menor que 75% da nota. Já a nota C+ com média final para o município significa ‘em fase de adequação’, com IEG-M maior ou igual a 50% e menor que 60% da nota máxima.

O prefeito Daniel Alonso ressaltou que a Saúde de Marília é composta por servidores comprometidos em promover o bem-estar e assegurar o atendimento clínico de alta eficiência. “Recentemente completamos o primeiro ano de uma experiência exitosa, o Melhor Horário para o Trabalhador, que é o atendimento noturno da Unidade Básica de Saúde do bairro Nova Marília. Os números comprovam que o novo serviço foi de essencial relevância para o conforto das nossas famílias. Quero parabenizar a todos os profissionais que formam as nossas equipes da rede básica de saúde, parabenizar todos os servidores da Secretaria Municipal de Saúde por este desempenho obtido no IEG-M”, disse.