09 FEV 2024
SAÚDE
Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Saúde iniciam nebulização contra a dengue neste sábado
Quatro pontos do Município serão atendidos com aplicação de inseticida, ampliando a frente de guerra contra o Aedes
A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal da Saúde vão iniciar a nebulização contra a dengue neste sábado, dia 10 de fevereiro de 2024. Neste primeiro dia, quatro locais serão beneficiados com a ação realizada por agentes da Vigilância Ambiental. As equipes vão aplicar inseticidas em pontos estratégicos do Município, ajudando na ampliação dos serviços de combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue.

A primeira ação acontecerá no ginásio de esportes Neusa Galetti, melhorando a segurança dos foliões contra a doença durante o Carna Marília 2024, que tem programação no local nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro. Outro ponto atendido fica ao lado da construção Hospital da Mulher de da Criança, anexo ao Hospital das Clínicas de Marília, na zona Sul. Além de duas escolas no bairro Castelo Branco, zona Norte.

“Todos precisam entender que a nebulização mata apenas o mosquito alado, aquele que já está voando. Se não cuidarmos da limpeza de nossas casas e dos locais públicos, de nada vai adiantar, continuarão nascendo novos mosquitos, que podem picar alguém doente e continuar com a transmissão”, explicou a supervisora da Vigilância Ambiental, Vivian Martinelli Funai.

Outro trabalho da divisão é o reforço com 10 agentes para visitação de residências e terrenos baldios nos bairros Maracá e Trieste, localizados nas proximidades de Nóbrega, na zona Norte, região de Marília com maior incidência de casos positivos de dengue neste ano de 2024. Os serviços de combate ao Aedes continuam ainda em outras frentes de serviço em toda cidade. Na próxima semana, equipes estarão aplicando inseticida em 61 pontos estratégicos da cidade, como depósitos de recicláveis e pneus, e estacionamentos de veículos do transporte público.

A nebulização em outros pontos da cidade com bomba motorizada transportada por um veículo já está compactuada com o Governo do Estado de São Paulo e deve ir às ruas nos próximos dias.

Combater a dengue em casa

O prefeito de Marília, Daniel Alonso, em suas redes sociais, publicou um vídeo explicando todo o trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura de Marília, Secretarias Municipais e servidores municipais nesta guerra contra o Aedes aegypti. “População, venho aqui para tratar de um assunto muito sério: o aumento do número de casos de dengue não só em Marília, mas em todo o Brasil. Decretei a criação do comitê intersetorial, estamos trabalhando diariamente na erradicação do mosquito. Precisamos contar com a ajuda de todos, com a cooperação das famílias de Marília. Por favor abram suas casas aos agentes de saúde, isso é muito importante”, destacou o chefe do Poder Executivo.

Conforme informações do Ministério da Saúde, bastam apenas 10 minutos do dia para combater a dengue em casa. Atitudes simples, mas que podem fazer muita diferença na prevenção e na eliminação dos criadouros do mosquito. Dez minutos, de acordo com a realidade de moradia de cada um, é o tempo necessário para garantir que caixas d´água estejam bem fechadas, para jogar areia nos vasos de planta, garantir que os sacos de lixo estejam bem amarrados, conferir calhas, evitar pneus em locais descobertos, não acumular sucatas e entulhos e esvaziar garrafas PET, potes e vasos.