15 FEV 2024
SAÚDE
Caps Com-Viver de Marília promove folia de carnaval em ação social e inclusiva aos usuários do serviço de atenção psicossocial
Unidade da Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Saúde e atende 220 moradores da cidade
Os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Com-Viver de Marília curtiram o carnaval com a ação inédita ‘Caps-Folia’. A atividade é uma iniciativa da equipe multiprofissional que atende os pacientes inseridos no serviço e foi realizada na sexta-feira da semana passada, 9 de fevereiro. O objetivo foi promover a socialização e diversão com momentos de interação entre familiares, servidores e usuários.

Os participantes puderam relembrar as marchinhas de carnaval, dançaram e festejaram em clima harmônico e humanizado. Também tiveram um banquete típico da festa com guloseimas e doces patrocinados pela Prefeitura Municipal de Marília, Tauste Supermercados, Rotary Club, Escola Tia Marta e Jazam Alimentos. Os alimentos foram preparados pelos servidores do Caps.

A supervisora da Saúde Mental Camila Andrade e a presidente do Conselho Municipal de Saúde (Comus) de Marília, Tereza Aparecida Machado, fizeram-se presentes ao evento e elogiaram a iniciativa. O Caps atende 220 usuários, incluindo os 19 pacientes das residências terapêuticas. A unidade funciona diariamente, no período das 7h às 17 horas, de segunda a sexta-feira, com atividades em grupo, individuais e agendamento médico, além de ser um instrumento de matriciamento com a rede de atenção básica.

“Precisamos fortalecer o protagonismo do indivíduo enquanto ser humano e desenvolver suas habilidades sociais. Nossa próxima assembleia, que está agendada para o dia 28 de fevereiro, irá discutir as demandas de saúde mental e ouvir a comunidade. Aliás, todos estão convidados a participar”, garantiu a enfermeira Roseli Carolino, gerente do Caps.

Conforme explicou o médico e secretário municipal da Saúde, Dr Osvaldo Ferioli Pereira, as assembleias são instrumentos fundamentais no desempenho dos Caps, permitindo e oportunizando à comunidade auxiliar com sugestões, dicas e observações para a melhoria do serviço. “Buscamos a eficiência em todos os aspectos de nossa gestão e no Caps não é diferente, portanto a presença da comunidade na assembleia do próximo dia 28 será fundamental”, considerou o secretário da Saúde.