16 FEV 2024
SAÚDE
Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Saúde fazem mutirão de visitas neste sábado em bairros que vão receber nebulização acoplada em veículo a partir de terça-feira, dia 20
Ação pretende vistoriar residências que não foram acessadas durante a semana com objetivo de exterminar focos do Aedes Aegypti, uma vez que o veneno nebulizador atinge apenas os insetos que já estão voando
A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal da Saúde realizarão um mutirão de visita neste sábado, dia 17 de fevereiro, nos bairros da zona Norte da cidade que vão receber a nebulização com o equipamento acoplado a veículo - conhecido pela sigla NAV - a partir da próxima terça-feira, dia 20 de fevereiro.

Ao todo, aproximadamente 30 agentes vão percorrer as residências dos bairros Castelo Branco, Prolongamento do Palmital, Jânio Quadros, Jardim Sasazaki, Cerqueira César, Juscelino Kubitschek (JK), Alcir Raineri e outros da região, incluindo os bairros próximos ao supermercado Kawakami Norte. O objetivo da ação é visitar e vistoriar as residências que ficam inacessíveis durante a semana, quando os moradores estão trabalhando fora.

Atualmente, os agentes comunitários de saúde e agentes de combate de endemias não conseguiram acessar cerca de 40% das casas da região. “Vamos manter o mutirão nesta região até terça-feira, dia 20, para que a nebulização seja efetiva. Não adianta só matar o Aedes que estiver voando. Quando as larvas que estão nos criadouros se desenvolverem, a transmissão da doença voltará acontecer porque as pessoas ainda vão estar doentes. Hoje, esse desenvolvimento está mais rápido, leva menos do que sete dias”, afirmou o secretário municipal da Saúde e médico, Dr Osvaldo Ferioli Pereira.

O serviço da nebulização será realizado com produto fornecido pelo Governo do Estado de São Paulo e foi dividido em três áreas. A primeira atendida, de cor roxa (ver no mapa), logo no dia 20, fica quase toda no Prolongamento do Palmital. Na continuidade, no dia 21, a área verde (ver no mapa) receberá a NAV, no combate à dengue na região do bairro Jânio Quadros. A terceira área já prevista, demarcada com a cor laranja (ver no mapa) compreende os bairros que ficam após a rua José Alves Petito e terá o serviço no dia 22.

O trabalho permanecerá por um período de quatro semanas. A Secretaria Municipal de Saúde de Marília já solicitou a nebulização para outras áreas da cidade e aguarda uma posição do Estado para agendar o reforço do combate à dengue em outros bairros. Além do mutirão nos bairros da zona Norte, neste sábado, dia 17, as equipes da Secretaria Municipal da Saúde, estarão realizando uma vistoria dentro do Cemitério da Saudade, identificando e exterminando focos de dengue no local.

Conforme informou a supervisora da Vigilância Ambiental, Vivian Martinelli Funai, em hipótese de chuva, a nebulização programada será transferida para o dia seguinte. “Adotamos esse procedimento porque não é possível realizar a nebulização em período chuvoso”, explicou.