26 MAR 2024
SAÚDE
Secretaria Municipal da Saúde de Marília alerta sobre baixa procura pela vacina contra covid-19 e confirma mais uma morte causada pela coronavírus
Nova vítima é um homem de 73 anos, que sofria de doença cardiovascular crônica, diabetes mellitus, doença neurológica crônica, parkinson e câncer de próstata
Marília registrou mais uma perda para a covid-19, chegando ao 10º óbito desde 1º de janeiro de 2024. A nova vítima é um homem de 73 anos, que sofria de doença cardiovascular crônica, diabetes mellitus, doença neurológica crônica, parkinson e câncer de próstata. Ele apresentou os primeiros sintomas no dia 9 de março e veio a falecer no último dia 20.

Atualmente, o Estado de São Paulo passa por uma nova onda de covid-19, com aumento das confirmações na comparação com as primeiras semanas. Em Marília, foram registrados 873 novos casos neste ano, apresentando crescimento a partir do dia 10 de fevereiro. Na semana que antecedeu o carnaval houveram 63 casos positivos e já na semana seguinte o número dobrou, registrando 120.

Ainda assim, o índice registrado até o dia 25 de março de 2024 é menor do que o registrado durante o mesmo período de 2023. Na época, Marília já tinha 1.464 casos positivos e 17 óbitos. A Secretaria Municipal da Saúde de Marília alerta que a vacinação é indispensável para proteção contra o vírus que continua matando, mas a adesão à campanha nacional continua baixa.

No grupo com 60 anos ou mais, por exemplo, todos os 44.835 moradores nesta faixa-etária deveriam ter recebido a dose de reforço com vacina bivalente contra covid-19. No entanto, menos de 9% procuraram uma unidade de saúde para se imunizar.

Público-alvo

Atualmente, o Ministério da Saúde estabelece que o público-alvo é formado por idosos com 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas. Tais grupos devem receber uma dose de reforço com a vacina bivalente a cada seis meses.
Já o restante dos grupos devem retomar a vacina anualmente. Entre esses grupos estão pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas comorbidade, pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.

Atendimento

Atualmente, todas as unidades básicas de saúde possuem vacina contra a covid-19. O Município possui 52 unidades de saúde distribuídas em todas as regiões de Marília, com atendimento no período das 7 às 17 horas. A unidade de saúde Nova Marília, na zona Sul, também atende no período noturno, das 17 às 22 horas. É necessário apresentar documento com foto para receber a vacina.