04 JUN 2013
PROJETOS
Prefeitura, Dnit e BR Vias lançam duplicação do trecho urbano da BR 153: mais segurança e valorização para moradores da zona Sul

Com a presença de autoridades e representantes da população, o prefeito de Marília, Vinícius Camarinha, o superintendente do Dnti (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Ricardo Rossi Madalena e o diretor da BR Vias (Concessionária Transbrasiliana), Efraim Neves fizeram o anúncio oficial da duplicação da Avenida Jóquei Clube, trecho urbano da BR 153, Rodovia Transbrasiliana.

Orçada em R$ 10 milhões, a obra irá beneficiar aproximadamente 20 mil pessoas. “A duplicação é um sonho antigo dos moradores e comerciantes dos bairros próximos ao trecho urbano da BR 153. Irá beneficiar bairros como Damasco I, II e III, Jardim Esplanada, Marajó, Santa Paula, Homero Zaninoto, Vila Hípica Paulista, Vista Alegre, Nova Marília e Parque São Jorge, oferecendo maior segurança, valorizando a região e deixando uma das entradas de Marília mais bonita”, disse o prefeito Vinícius Camarinha.

Importante corredor de ligação com a região Sul do país, o trecho receberá três rotatórias, nova sinalização, tudo para evitar acidentes. Apenas em um ano foram registrados 60 casos no trecho.

“O projeto deve ser desenvolvido entre a base da PF (Polícia Federal) até a PRF (Polícia Rodoviária Federal), trecho que fica entre as ruas Espanha e João Batista. Dentre as três rotatórias, a primeira delas será na altura da rua Pio X e servirá como retorno para os bairros que ficam ao lado esquerdo da pista, como Marajó e Damasco. As outras duas rotatórias serão instaladas na altura das ruas Clotildes Maria Jesus e João Batista. Além disso, está previsto melhoria do calçamento ao lado da pista, instalação de dispositivo no centro da pista para evitar travessias irregulares e lombofaixas para travessia de pedestres. Para execução do projeto também será necessária alteração das mãos de direção de algumas ruas próximas à rodovia. Está em estudo ainda a implantação de lombadas eletrônicas para evitar altas velocidades. Pedimos a colaboração da população e dos motoristas quando da execução da obra e aproveitamos para agradecer o apoio do prefeito, afinal, sem a ajuda da Prefeitura ficaria impossível realizar a obra”, disse o diretor da BR Vias (Concessionária Transbrasiliana), Efraim Neves que revelou também que as melhorias foram autorizadas pela ANTT (Agência Nacional dos Transportes Terrestres) em abril.

A Avenida Jóquei Clube concentra também um comércio importante de postos de combustíveis, restaurantes, oficinas e transportadoras. De acordo com a PRF (Polícia Rodoviária Federal) cinco mil veículos, em média, passam diariamente pela avenida.

“A nossa maior preocupação é com a segurança e a previsão de entrega da obra é em até oito meses para evitarmos acidentes. É inadmissível para uma cidade do porte de Marília uma entrada perigosa. E outra boa notícia: demos início ao Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental para trazer a Rodovia Castelo Branco até Lupércio, beneficiando também a população de Marília, com segurança, economia e emprego para toda a Alta Paulista”, revelou o superintendente do Dnit, Ricardo Rossi Madalena.

Para o prefeito de Pompéia, Oscar Yasuda, que acompanhou o lançamento da obra, a duplicação beneficia usuários do trecho de toda a região. “Milhares de pessoas trafegam pelas nossas rodovias e o prefeito Vinícius está de parabéns em conquistar mais segurança para aquelas que passam por Marília. As cidades crescem e avançam sobre as rodovias, como aconteceuem Pompéia. A RodoviaTransbrasiliana é importante para o transporte agrícola e industrial das cidades da nossa região”.

O deputado federal, Abelardo Camarinha, que desde 2007, primeiro ano do seu mandato na Câmara Federal, vem cobrando melhorias para a BR 153. “No início do nosso mandato a Rodovia Transbrasiliana estava em péssimas condições, cheia de buracos, com sinalização e acostamento deficitários, mas felizmente essa realidade vem mudando e agora a duplicação do trecho urbano de Marília significa progresso, desenvolvimento e segurança para a população”, concluiu.

A obra é comemorada também pelo procurador da República em Marília, Jeferson Aparecido Dias, que desde o final de 2010 cobra atenção da União com o trecho urbano da BR 153. “A partir de uma representação da Polícia Militar, instauramos um inquérito civil público e para mim é uma honra ver essa obra sair do papel, vemos aqui a união de vários segmentos como Prefeitura Municipal, Dnit, Ministério Público, BR Vias e Polícia Rodoviária Federal para a realização de um sonho. Muitos obstáculos tiveram de ser superados, já que a rodovia está sobre uma avenida importante de Marília, numa região extremamente populosa e que merecia dispositivos de segurança para poupar vidas. Cumprimento o prefeito Vinícius e sua equipe pela atuação que culminou no dia de hoje, lançamento da obra”, disse o procurador.

Fotos: Wilson Ruiz

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024