09 ABR 2015
AGENDA CULTURAL
Artista mariliense Roberta Pauli expõe em Galeria de Nova Iorque e recebe Título de “Prata da Casa”

A artista plástica Roberta Pauli foi convidada a expor por um ano na Saphira & Ventura Gallery em Nova Iorque (EUA). Esta é a quinta vez que a artista participa de mostras em outros países: já foram duas no Carrousel Du Louvre em Paris, duas em Nova Iorque, sendo uma na sede da ONU e a outra no Banco do Brasil.

Com as técnicas de tingimento em lona, com estamparia e outras variadas, a artista busca a inovação, com equilíbrio entre formas e cores. E foi assim que Roberta Pauli foi convidada para expor na famosa Galeria bem como participa de outras mostras paralelas com seu trabalho que tem a temática da mulher e ganhou o título de “She Moves In Mysterious Ways”, traduzindo, “Ela se move de maneiras misteriosas”.

Como para o envio a artista teria de desembolsar uma quantia razoável, saiu em busca de patrocínio para envio da obra, tendo conseguido com o Supermercado Tauste, onde o gerente de Marketing, Alexandre Camacho recebeu a proposta de apoiá-la. O apoio teve como contrapartida a realização de oficinas gratuitas de arte com crianças, que é o trabalho CorAção, uma ação para levar cor para crianças que ela já desenvolve com amor e prazer, e deu certo. Por meio da Secretaria Municipal de Cultura, foram viabilizados dois locais para estas oficinas.

“Até o momento ministrei duas oficinas de artes, no Lar da Criança e no Restaurante Infantil, mas até o final do ano faremos mais trabalhos em parceria, pois eu me coloquei a disposição do Tauste que tem sido um grande incentivador das artes”, disse Roberta Pauli.

Roberta que também é arquiteta e trabalha como designer de interiores desde 2001, no final de 2014 expôs seus trabalhos no Museu do Louvre, em Paris na Feira Internacional de Arte Contemporânea – “Carrousel du Louvre”, foram seis painéis em lona com o tema Brasil. Além de Roberta outros artistas fizeram também  referência a diversos outros países. Localizada através das redes sociais pela Marchand e Produtora Cultural Heloiza de Aquino Azevedo, que desenvolve seu trabalho divulgando artes de brasileiros na França, Heloiza a convidou para expor seus painéis naquele importante Museu.

Iniciou seus trabalhos com artes plásticas em novembro de 2011 por um motivo específico: queria estimular uma área de seu cérebro afetada por um tumor cerebral que teve que retirar no ano de 2010, quando passou por duas cirurgias, a primeira cirurgia em janeiro e a segunda em novembro daquele mesmo ano, para remoção total do tumor. Contrariando o diagnóstico de um dos médicos, de que após a cirurgia ela teria que abandonar a arquitetura, pois não conseguiria trabalhar com criação, ela iniciou os trabalhos com artes plásticas e em curto espaço de tempo já vê o resultado de seu trabalho que é sucesso de crítica.

Segundo a Secretária Tais Monteiro “Roberta, além de ser uma grande artista, é um exemplo de superação. Sua história de vida demonstra claramente que a arte pode ser um instrumento de transformação”.

Outros trabalhos conhecidos de Roberta: Loja Oma Tees – foi a primeira artista convidada para fazer a arte da vitrine da Loja, onde fez também a estamparia das camisetas (Shopping Cidade Jardim em SP); Catálogo da grife Micenas; Casa Cor São Paulo; Leilão Objetos do Coração, Organizado pelos atores Otaviano Costa e Flávia Alessandra, para arrecadar fundos para o Hospital do Câncer de Matogrosso e onde doou um de seus painéis para ser leiloado. Em março de 2012 entrou para a Galeria Mali Villas-Bôas e faz parte de seu catálogo de artistas.

Quem quiser entrar em contato com Roberta Pauli para conhecer de perto seus trabalhos, pode ligar nos telefones 3221-7033 e 98114-1661.

Noticia confraria-da-danca-chega-a-marilia-com-sem-fim-espetaculo-livre-que-traz-reflexoes
Há 5 dias
Confraria da Dança chega a Marília com ‘Sem Fim’, espetáculo livre que traz reflexões sobre o universo e seus mistérios
Noticia secretaria-municipal-da-cultura-de-marilia-exibe-durval-discos-nesta-quinta-feira-dia