11 DEZ 2013
Obras de reforma da USF Figueirinha têm acompanhamento da secretaria

O secretário da Saúde, Márcio Travaglini, visitou na semana passada as obras de reforma da Unidade de Saúde da Família (USF) Figueirinha, zona Norte da cidade. Os trabalhos tiveram início em outubro, com previsão de término em abril de 2014. O objetivo da visita à obra foi verificar in loco a qualidade do serviço que a empresa responsável está executando e ouvir da equipe de profissionais suas demandas e conhecer a realidade da região.

“O papel do secretário e da sua equipe é participar de foram mais próxima da realidade das unidades onde a população é atendida. Fomos muito bem atendidos no Figueirinha e temos que elogiar o trabalho desenvolvido pelos profissionais que aqui atuam, com práticas de acolhimento e de humanização junto aos moradores que buscam a USF”, destacou o responsável pela pasta.

As obras de reforma da USF Figueirinha acontecem através de uma parceria entre o município e o Ministério da Saúde. Orçada em R$ 47 mil, prevê a recuperação do telhado; nova pintura com as cores que deverão ser um padrão em todas as unidades, deixando-as mais clara e adequações nos banheiros com total acessibilidade, inclusive para cadeirantes.

Terminada a etapa de reforma, a administração irá mudar todo o mobiliário e equipamentos da unidade. Além disso, por conta do calor, será instalado um conjunto de ar condicionado na recepção e nas principais salas, melhorando as condições do atendimento e do período de espera.

Para a enfermeira Elenir Morro, as obras de reforma já apresentam resultado positivo na unidade. “A adequação do banheiro e a mudança nas áreas de acesso melhorou muito a acessibilidade. Antes nem maca entrava aqui. Essas ações vieram somar com o atendimento já realizado”, afirmou.

Segundo a enfermeira, Ester Pateize Alves, além da questão estrutural, o fornecimento de medicamentos foi outro fator que melhorou na atual gestão. “Hoje contamos com um estoque garantido. O ano passado, nessa época até Aesse faltava. Hoje todo medicamento está a disposição. Melhorou bastante e isso reflete na nossa prática e no melhor atendimento aos pacientes”, concluiu.

Durante a visita a USF Figueirinha, o secretário da Saúde, Márcio Travaglini anunciou a construção de uma nova unidade no bairro Figueirinha. “Essa é uma região que cresceu e vem crescendo muito. Atendendo a orientação do prefeito Vinícius, estamos acompanhando esse desenvolvimento buscando atender com qualidade os usuários das unidades básicas de saúde”, frisou.

Já cadastrada no Ministério da Saúde, a nova obra chamada de UBS “Jardim Natal”, orçadas em R$ 486 mil, será realizada em parceria com o Ministério da Saúde, e irá aumentar a oferta de atendimento e de médicos na região.

Segundo Travaglini, a administração municipal tem feito um esforço muito grande para atender aos serviços básicos e prioritários no município, com atenção especial à Saúde. Em novembro foram iniciadas 11 obras na área de saúde e outras 20 estão sob a aprovação do Ministério da Saúde com previsão de execução em 2014.

Fotos Ligia Ferreira