08 MAI 2019
ETE

Prefeitura irá entregar as bacias do Pombo e do Barbosa totalmente concluídas, representando 67% do esgoto tratado

O Chefe do Executivo esteve vistoriando na última sexta-feira (3) à tarde a obra da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) na Bacia do Barbosa, que corta a cidade entre as zonas sul e oeste.

O Prefeito de Marília estava acompanhado pelo presidente do Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília), Marcelo José de Macedo; e pelo sócio-proprietário da Replan, empresa vencedora do processo licitatório e que é responsável pela execução da obra nas bacias do Barbosa e do Pombo, Reinaldo Pavarini.

Eles foram recepcionados pelo engenheiro responsável da obra no Barbosa, Rodrigo Ercílio Coneglian, que considerou 65% da obra concluída – no Pombo a obra já chegou a 85%. A previsão é que as duas bacias serão entregues no início do segundo semestre.

Daniel Alonso destacou a importância da obra. “Viemos aqui no Barbosa para vistoriar esta estação de afastamento e tratamento do esgoto de Marília. Pudemos comprovar que a obra, um sonho de todos os marilienses, está em ritmo acelerado e que será entregue agora no segundo semestre pela nossa gestão, quebrando mais um tabu em nossa cidade. Com as bacias do Barbosa e do Pombo, Marília já terá 67% do seu esgoto tratado e a nossa meta é chegar aos 100% no próximo ano, com a bacia do Palmital.”

O prefeito destacou os equipamentos que estão sendo utilizados pela Replan na obra. “São equipamentos de última geração, importados da Alemanha, que têm um papel fundamental porque são eles que vão gerar o oxigênio para fazer o tratamento do esgoto para que depois esta água tratada possa ser devolvida aos nossos rios, neste caso específico do Barbosa para o Rio do Peixe, que abastece 60% de Marília. Quero parabenizar toda a equipe da Replan, que vem fazendo um grande trabalho e enchendo de orgulho toda a população de Marília.”

CRONOGRAMA

O engenheiro Rodrigo Coneglian informou que a Replan está com uma equipe de 25 pessoas na Bacia do Barbosa, sendo que atualmente estão sendo instaladas nas duas últimas lagoas as geomembranas (mantas pretas), que revestem toda a parte interna, e também as canaletas para o escoamento das águas pluviais, finalizando assim a parte civil da obra. Na próxima semana haverá a colocação dos postes e da iluminação no local.

No Barbosa são seis lagoas no total, sendo duas de aeração – cada uma medindo 120 metros de comprimento por 70 metros de largura –; e quatro de decantação, sendo que cada uma tem 120 metros de comprimento por quatro metros de largura.

Com relação à parte eletromecânica, estão sendo construídas duas estações elevatórias, com duas bombas em cada, além de um gerador e um painel.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM

08/05/2019
Fotos da Notícia: Prefeito de Marília vistoria obra do esgoto na Bacia do Barbosa. Entrega será no início do segundo semestre