04 JUN 2020
CULTURA
Prefeitura de Marília vai publicar nesta sexta-feira chamamento Público do Projeto Pratas da Casa
Chamamento contempla seleção de propostas de atividades artísticas culturais online

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, irá publicar nesta sexta-feira, dia 5, um chamamento público do Projeto Pratas da Casa, de promoção à cultura, a ser difundida através de serviços artísticos culturais através de plataformas virtuais.

A iniciativa faz parte do Projeto “Pratas da Casa” para diminuir os impactos gerados pela covid-19 aos artistas e agentes de cultura local. O chamamento será dividido em quatro linhas de apoio que abranjam atividades artísticas em música, teatro, artes visuais e literatura, e visa à seleção de propostas de atividades artísticas culturais online para apresentação no município de Marília, por meio das plataformas virtuais existentes (Facebook, YouTube, Instagram), mediante pagamento na forma de cachê artístico.

As propostas contempladas serão exibidas em programação unificada a ser veiculada pela Prefeitura Municipal em formato de festival virtual, que dará visibilidade ao universo cultural de Marília.

Em razão das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde, bem como orientações do Governo do Estado de São Paulo, houve a necessidade de garantir o distanciamento social como condição fundamental para o enfrentamento da pandemia, gerando grande impacto no setor cultural.

Segundo o secretário municipal da Cultura, André Gomes Pereira, o chamamento está de acordo com a missão e com a área de atuação da Secretaria Municipal da Cultura, ao desenvolvimento da economia criativa, ao incentivo, valorização e difusão das manifestações culturais e artísticas do município Marília, incentivando a veiculação das atividades artísticas, pois contribuirá para a geração de renda aos artistas residentes e atuantes em Marília e oportunizará o acesso da população às atividades artísticas e culturais, o emprego de formas criativas de integração social de forma virtual no momento em que a maioria das pessoas está em quarentena.

“A intenção do prefeito Daniel é Alonso é que o projeto ‘Pratas da Casa’ seja democrático e inclusivo. A ideia é que contemple diversas linguagens, mas com enfoque em quem necessita mais, o cantor de barzinho, sem cachê, passa uma dificuldade muito maior, os autônomos, os artistas informais. A proposta é de alguma forma, ajudar essas pessoas, sobretudo artistas de baixa renda e que estão precisando muito de auxílio neste momento. Os artistas serão estimulados a desenvolver conteúdos artísticos em formato alternativo que serão apresentados online pela Prefeitura por meio de plataformas virtuais”, disse o secretário.

André Gomes disse ainda que “é uma maneira de garantir que as pessoas continuem tendo acesso à cultura durante a quarentena. Agora em que as pessoas estão mais em casa, é fundamental continuar tendo acesso à arte e à cultura produzidas na cidade. Ainda que temporariamente, o cidadão mariliense perdeu a qualidade de vida por não ter mais acesso à cultura e às expressões artísticas com sua inigualável capacidade de fomentar a reflexão, de estimular a criatividade e, sobretudo, de despertar no indivíduo a empatia, o sentimento de pertencimento, a solidariedade, valores sempre preciosos, mas agora essenciais para o enfrentamento da pior crise que assola a humanidade”.

O CHAMAMENTO

O chamamento visa a seleção de propostas de atividades artísticas culturais de conteúdo online para apresentações no município de Marília, por meio das plataformas virtuais existentes (Facebook, YouTube, Instagram), mediante pagamento na forma de cachê artístico.

O objetivo desta seleção é estimular os artistas a desenvolver atividades em conteúdo próprio para plataformas digitais, nas diversas linguagens como música, artes cênicas (teatro, dança, performance, circo), artes visuais/plásticas e literatura, segmentos que tiveram suas atividades diretamente impactadas pelas medidas de distanciamento social adotadas no período vigente, de modo a assegurar o direito à fruição cultural ao promover a ampliação do acesso a bens e serviços culturais.

Os interessados poderão se inscrever através de preenchimento do formulário disponível no link: https://forms.gle/4xRuYhYYgsswwkox5.

Serão selecionadas propostas com atividades artísticas culturais direcionadas para redes sociais, na modalidade vídeo gravado, para veiculação online exclusiva pela Prefeitura de Marília.

Todas as informações sobre o Projeto Pratas da Casa constarão no chamamento que será publicado nesta sexta-feira no site da Prefeitura de Marília (https://www.marilia.sp.gov.br/licitacao).

Outras informações podem ser obtidas na Secretaria da Cultura, pelo telefone 3402-6600.