10 JUN 2020
PARCERIAS
Chefe do Executivo vistoria a primeira das três passarelas sobre a Rodovia do Contorno
Outras duas estão em fase de instalação pela Entrevias e serão entregues brevemente

O prefeito Daniel Alonso esteve acompanhando os detalhes finais para a entrega da passarela na altura do quilômetro 324,4 da SP 333 (Rodovia Leonor Mendes de Barros (próximo à avenida Guiomar Novaes), que deverá ser entregue à população na próxima semana.
A Entrevias, concessionária da SP-333, realiza últimos ajustes e trabalha na implantação de tela de proteção no entorno e canteiro central, de modo a evitar que os pedestres deixem de usar a passarela e façam a travessia pela rodovia. Toda a estrutura está montada e já foi feito um abrigo para a parada de ônibus no entorno. A previsão é de que a liberação oficial deve ocorrer na semana que vem.
Com relação à passarela do km 326, próximo à Faip, a estrutura metálica ainda está em montagem da rampa e escada. Ainda será necessário içar a parte maior da estrutura como ocorreu com a outra, o que deve acontecer na semana que vem. Neste caso, a previsão de finalização é para o fim do mês.
“Quanto à passarela para pedestres para o km 333,4 na mesma rodovia próxima à Unimar, a previsão de entrega é para o segundo semestre de 2020. "As obras desta passarela já foram iniciadas", informou a assessoria de imprensa da Entrevias.
O gerente de Obras e Conservação da Entrevias, Eugênio Santos, explicou que a instalação de tela de proteção no entorno e no canteiro central da passarela tem o objetivo de fazer com que o pedestre use a passarela ao atravessar a rodovia de um lado para o outro. “Não só motoristas precisam ficar atentos, mas pedestres também precisam adotar um comportamento seguro para evitar acidentes. Priorizar a travessia pela passarela é o meio realmente seguro para cruzar a rodovia."
O prefeito Daniel Alonso destacou que as passarelas eram reivindicações antigas da população. “Há anos que a população vinha reivindicando estas passarelas. Logo nos primeiros meses de nosso governo iniciamos as tratativas solicitando junto ao Governo do Estado a instalação das mesmas. Quando a Entrevias assumiu, como concessionária da rodovia, conversamos com seus dirigentes e ficaram acertadas que, entre outras melhorias no trecho urbano de Marília, que fossem instaladas estas passarelas”, disse o chefe do Executivo.
“Ficamos felizes em ver que o sonho da população da zona norte e também de alunos que atravessam a rodovia da zona oeste para a cidade universitária está se concretizando, sendo que a população próxima às passarelas terão mais segurança com elas”, completou o prefeito Daniel Alonso.
A definição dos locais nos quais estão sendo instalados os dispositivos de travessia resultou de um estudo realizado no início do período de concessão, por uma empresa especializada que conduziu contagens de fluxo de pedestres, pesquisas de origem e destino, e identificou a presença de polos geradores de travessias, como escolas, postos de saúde, indústrias e estabelecimentos comerciais.
As passarelas seguem os padrões técnicos exigidos, incluindo iluminação, tela de proteção lateral, acessibilidade para portadores de necessidades especiais e dispositivos de bloqueio no canteiro central da rodovia, de modo a canalizar os fluxos de pedestres para as passarelas.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa