14 AGO 2020
Agosto é o mês de incentivo ao Aleitamento Materno
A amamentação materna exclusiva até os seis meses é fundamental, conforme recomendam autoridades em saúde

A cidade de Marília é uma das pioneiras em politicas públicas voltadas ao aleitamento materno. A supervisora do Banco de Leite Humano de Marília, enfermeira Sandra Domingues, lembra que as campanhas na cidade começaram após ser instituída a Semana Municipal da Amamentação. “Esta é uma luta para demonstrar às mães, famílias, empregadores e legisladores a importância do aleitamento”, afirmou a supervisora.
Segundo Sandra Domingues, a amamentação é um dos melhores investimentos para salvar vidas infantis e melhora a saúde, o desenvolvimento social e econômico dos indivíduos e nações. “Criar um ambiente próprio para padrões de alimentação infantil ideais é um imperativo da sociedade”, disse.
E complementa. “Um ambiente propício para a amamentação requer um pacote essencial de intervenções: Proteção à maternidade/paternidade, treinamento de profissionais de saúde, Iniciativa, Hospitais Amigo da Criança (IHAC), acesso ao aconselhamento em aleitamento materno, bem como a implementação e monitorização do Código Internacional de Comercialização de substituto do Leite Materno”.
É PRECISO SABER
Após os seis mês de vida é recomendada a “alimentação oportuna”, iniciada com frutas, seguida de papinhas salgadas à base de legumes. Nessa fase é importante dar sequência ao aleitamento materno, que deve seguir, pelo menos, até os dois anos de vida. Pode até passar de dois anos, conforme indicação médica, decisão da mulher e adesão da criança.
É necessário consultar uma unidade de saúde e fazer a puericultura corretamente. Todas as instruções são oferecidas dentro dos programas de saúde da criança para a progressão e introdução de alimentos. Importante ressaltar que o leite materno confere dupla proteção: tanto à mãe quanto à criança.
É SAÚDE
Estudos científicos já comprovaram que as pessoas que receberam adequadamente leite do peito possuem menor propensão ao câncer, diabetes, hipertensão e problemas relacionados ao colesterol e peso. O alimento é um importante imunobiológico, considerado “sangue branco”, e protege os bebês contra diarreia e infecções respiratórias, incluindo a pneumonia.
As mães que amamentam também são favorecidas em relação à diminuição de chances de ocorrência do câncer de mama, de útero e ovário, além de menores riscos de desenvolver osteoporose.
PAUTA GLOBAL
Com o “Agosto Dourado”, Marília participa do esforço internacional da Waba (World Alliance for Breastfeeding Action), em tradução livre, Aliança Mundial para a Ação de Aleitamento Materno. A rede de pessoas e organizações trabalha para eliminar os obstáculos ao aleitamento materno.
Atualmente a data faz parte do calendário oficial. As atividades passaram a ser realizadas ao longo de todo o mês, acompanhadas de avanços na legislação para ampliar garantias às mulheres trabalhadoras, criando salas de amamentação e outros mecanismos.
Em Marília a campanha tem o apoio de hospitais, secretarias municipais diversas (Educação, Cultura, Saúde, entre outras), clubes de serviço e entidades de classe, organizações não governamentais, empresas e voluntários.
O objetivo da campanha Agosto Dourado é colocar o tema em evidência. Lembrar as pessoas da importância do aleitamento para os bebês, para as mamães e para a sociedade em geral, considerando que o aleitamento é um direito da criança e um recurso fundamental à vida.
O Banco de Leite Humano também segue à disposição das mamães, futuras lactantes e outros interessados em esclarecer dúvidas.
Neste ano devido a pandemia as ações estão acontecendo de forma online através de lives com profissionais da área de renome nacional e na plataforma da rede municipal da educação serão inseridos vídeos sobre a importância do aleitamento materno.
Também foi criado na Secretaria Municipal de Saúde um painel alusivo à campanha.

Noticia prefeitura-municipal-de-marilia-reinaugura-unidade-de-saude-de-padre-nobrega-e-entrega
Há 2 dias
Prefeitura Municipal de Marília reinaugura unidade de saúde de Padre Nóbrega e entrega consultório odontológico
Noticia secretarias-municipais-de-assistencia-social-e-da-saude-promovem-acao-comunitaria-no-cras