05 SET 2023
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Com apoio da Secretaria de Turismo, ‘Rota das Capelas’ deve reunir 200 ciclistas neste feriado
Sucesso da iniciativa mostra a potência do cicloturismo em nossa cidade
Com o apoio da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, o trecho ciclístico intitulado de “Rota das Capelas – Alto Cafezal” será lançado de forma oficial neste feriado de 7 de setembro, Dia da Independência. O evento espera reunir 200 ciclistas de Marília e região, que vão percorrer da estrada rural localizada perto do Sest Senat até o distrito de Avencas.

De acordo com o secretário municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora, a rota também conta com o apoio e suporte da Prefeitura de Ocauçu. “O trecho foi todo emplacado com sinalização de setas para os ciclistas e terá pontos de apoio, com hidratação e alimentação. A Secretaria do Turismo de Marília providenciou o emplacamento dos trechos do bairro Nova Marília 3, na região do Sest Senat, até Amadeu Amaral e Avencas. Já o poder público de Ocauçu ficou responsável por seu trecho - Nova Colômbia, área urbana e São Benedito. O projeto vem de encontro com as iniciativas de cicloturismo que estamos implantando na cidade e tem importantes parcerias com o setor privado”, informou.

Segundo um dos ciclistas praticantes da “Rota das Capelas – Alto Cafezal”, Danilo Pierote Silva, o projeto foi idealizado por vários grupos pertencentes à comunidade do ciclismo de Marília e região, composta por esportistas, empresários do ramo de bicicletas e outros amantes do Turismo Rural. “Esta rota contempla a estrada mais antiga existente em nossa região, aberta pela expedição geográfica de Campos Novos Paulista, que passa por São Benedito e segue até o distrito de Avencas, antes mesmo de Marília existir. A ideia é resgatar um trajeto histórico que faz parte do surgimento do nosso município e das vilas, sítios e fazendas situadas no trecho, além das capelas instaladas no percurso”, explicou.

Para Danilo, o roteiro é ecumênico e cultural. “A rota não contempla apenas o catolicismo, pois o termo ‘Capela’ abrange a templos de maneira geral. Portanto, estendemos o convite à comunidade evangélica de Marília e região para que venham conhecer este projeto. No ponto de vista gastronômico, a ‘Rota das Capelas’ reserva surpresas e experiências incríveis. O trajeto completo possui uma distância de 100km, 6 horas de duração, 1.800 metros de altimetria e o grau de dificuldade é considerado alto”, complementou.

O prefeito Daniel Alonso parabenizou mais uma iniciativa turística do município. “Além de nossas belezas e mirantes naturais, como os vales, o Bosque Municipal e o Complexo Cultural, com o Museu de Paleontologia totalmente reformulado por nossa administração, temos agora a ‘Rota das Capelas’ desenvolvida pelos grupos de ciclistas que mapearam um trecho tão rico culturalmente dentro dos aspectos ambientais, geográficos, históricos e religiosos. Parabenizo e cumprimento a todos pela iniciativa”, concluiu.

A “Rota das Capelas – Alto Cafezal” passa por uma região montanhosa, considerada o “Dedo de Deus”, pela Gruta de Nossa Senhora Auxiliadora e pelas seguintes paradas religiosas: Capelas Nossa Senhora Auxiliadora e Nossa Senhora Aparecida, em Nova Colômbia; Igreja Santo Antônio de Pádua e Capela São Benedito, em Ocauçu; Capela Santa Izabel, em Amadeu Amaral, e o Mosteiro de Avencas. O evento terá como ponto de partida, às 6h da manhã deste dia 7 de setembro de 2023, a Igreja São Bento, no Centro da cidade. A participação é gratuita e basta ter uma bicicleta própria para tal finalidade esportiva.

A “Rota das Capelas – Alto Cafezal” tem ainda o apoio das empresas: Piramba-MTB, Café Dona Santina, Supermercado Colibri, Trend Bikes, Vertical Rapel, Ami Impressões, PPA, Supermercado São Judas Tadeu, Ciclomir, Ilumine, Rodrigo Tintas, PH Motos, Comasa, OSSA, SKN Bikes, Empório Vidal, Paraíso das Louças, Yara Clube, Panificadora São Judas Tadeu, Quadra Bikers Cicloturismo, ‘38’ e Coca-Cola FEMSA, entre outros.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo Instagram: @rotadascapelas.altocafezal.