22 NOV 2023
Circuito Sesc de Artes acontece em Marília neste sábado, 25 de novembro
Com mais de 400 artistas, Circuito Sesc de Artes acontece em123 cidades do estado de São Paulo
Com uma extensa programação nas áreas de música, dança, circo, teatro, cinema, literatura, artes visuais e tecnologias, o Circuito Sesc de Artes chega a 2023 levando uma programação gratuita com espetáculos, intervenções, mediações de leitura e oficinas, às praças, ruas e parques de 123 cidades do estado de São Paulo. Em Marília acontecerá neste sábado, 25 de novembro, das 16h às 20h, na Praça Maria Izabel – ao lado da Igreja São Bento.

Realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio, serviços e turismo locais, o evento reúne 75 trabalhos artísticos distribuídos em seis finais de semana entre os dias 21 de outubro e 26 de novembro.

Fruto de uma curadoria coletiva, feita com as unidades do Sesc no estado, a escolha das atrações mostrou um olhar atento para a diversidade e a representatividade. Serão mais de 700 atividades divididas em 12 roteiros diferentes, que percorrerão municípios da Grande São Paulo, interior e litoral paulista abrangendo todas as idades e interesses.
Realizado desde 2008, o Circuito Sesc de Artes ao concentrar todas as atividades em espaços públicos, como praças e parques, que são pontos de referência em cada município, convida a população a desfrutar de uma programação diferente e vivenciar experiências únicas.

Um dos roteiros com uma série de atrações vai passar pelas cidades de Analândia (21 de outubro), Brotas (22 de outubro), Ibitinga (28 de outubro), Matão (29 de outubro), Ourinhos (4 de novembro), Palmital (5 de novembro), Mococa (11 de novembro), São José do Rio Pardo (12 de novembro), Ituverava (18 de novembro), Franca (19 de novembro), Marília (25 de novembro) e Garça (26 de novembro).

“É na confluência de ruas e sentidos, largos e praças, unindo expressões artísticas e públicos diversos, que ocorre o Circuito Sesc de Artes. Com tais iniciativas, que oferecem tanto experimentações socioculturais quanto vivências coletivas, o Sesc reitera sua atuação na difusão de conhecimentos, contribuindo assim para a ampliação de repertórios de seus públicos. E ao estimular a convivência com a diversidade de pessoas e ambientes, entendendo-a como elemento central de sociabilização, a instituição espera ainda reforçar as conexões democráticas que sustentam o tecido social”, comenta Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.

Programação

DJ Shareid - A música marca presença na edição 2023 do Circuito Sesc de Artes com apresentações do DJ Shareid, integrante do Coletivo Tutu, de Ribeirão Preto, que faz uma seleção que combina sons brasileiros, soul e funk, com influência de ritmos latinos, resultado de mais de 20 anos de pesquisas musicais. Uma curiosidade é que o Coletivo Tutu foi batizado com o nome de um álbum do trompetista e compositor estadunidense Miles Davis (1926-1991), referência para o jazz mundial.

Circo Secreto - Com música, máscaras e bonecos, a Cia. Mevitevendo apresenta a intervenção Circo Secreto, inspirada pela atmosfera dos sonhos, uma homenagem ao universo circense. A sereia voadora, os irmãos desequilibristas, o homem que perdeu a cabeça e a bailarina mais antiga do mundo são personagens misteriosos de um lugar mágico e encantador que surge no espaço da encenação e retrata situações inesperadas e divertidas.

Festa das Flores - Na Festa das Flores, da Cosmic Dance Brasil, dança e teatro contam a história do povo das flores e o público é convidado a brincar com os “pólens coloridos” em um rito coletivo inspirado no “holi”, o festival das cores que marca a chegada da primavera na Índia.

Maiador - A carioca Cia Delá Praká traz a arte circense com Maiador, espetáculo inspirado na cultura regional brasileira. Baião e samba de roda embalam as acrobacias, números de equilíbrio e movimentos de capoeira. Feitas em dupla, as sequências exibem sincronia e evocam a atmosfera de acolhimento característica do maiador, um lugar de amparo para o gado na roça nordestina.

Dá jogo! Jogos digitais e analógicos - Na atividade Dá jogo! Jogos digitais e analógicos, integrantes do Game Arte e Máquina Tudo propõem um diálogo entre jogos físicos e digitais, combinando desafios criados pelos dois coletivos. “É doce!” e “Ilê”, do Game e Arte, apresentam narrativas afrofuturistas que percorrem memórias negras ancestrais. Uma das vivências do Máquina Tudo propõe disputas que requerem velocidade, precisão e estratégia. A outra ensina a produzir tabuleiros de jogos tradicionais africanos a partir de carimbos e ferramentas manuais de impressão afins.

Semeando histórias indígenas – Povo Guarani - Os povos originários marcam presença com a mediação de leitura semeando histórias indígenas – Povo Guarani, de Anélita Núñez, Jeff Nefferkturu e Gabriela Núñez. A atividade compreende duas narrativas do povo guarani, além de histórias sobre o surgimento de algumas brincadeiras, como o jogo de peteca e a queimada da onça e da galinha.

Circuito Sesc de Artes 2023
25 de novembro – 16h às 20h
Local: Praça Maria Izabel (ao lado da Igreja São Bento)
Programação completa disponível em www.sescsp.org.br/circuitosescdeartes .
Em caso de chuva, os endereços do novo local estarão disponíveis no site oficial

Fotos: Divulgação
Noticia prefeitura-municipal-de-marilia-consolida-o-reconhecimento-a-cultura-japonesa-em-marilia
Há 2 dias