19 FEV 2024
SAÚDE
Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Saúde orientam moradores de bairros que receberão nebulização acoplada em veículo a partir desta terça-feira, dia 20 de fevereiro
Três áreas da zona Norte da cidade, região com maior incidência de casos positivos da dengue em 2024, serão nebulizados durante quatro semanas
Vários bairros da zona Norte de Marília começam a receber a nebulização com o equipamento acoplado a veículo - conhecido pela sigla NAV - a partir desta terça-feira, dia 20 de fevereiro, a partir das 19h30. O serviço será realizado pela Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal da Saúde, que orientam os moradores das áreas sobre os cuidados que devem ser adotados durante o período de passagem da NAV.

As orientações são para que os moradores abram bem as portas e janelas, para que a nebulização consiga atingir todos os locais que possam ser criadouros do mosquito Aedes aegypti, agente vetor da dengue. É indicado que sejam retiradas as roupas do varal e que cubram bem os alimentos. É preciso ainda ter um cuidado especial com os animais de estimação, retirando os recipientes de água e alimentos. No caso dos pássaros, é recomendado que as gaiolas sejam cobertas.

A primeira região atendida na cidade fica na zona Norte, devido a maior concentração de casos positivos para dengue em comparação às demais regiões da cidade. A nebulização será feita nos bairros Castelo Branco, Prolongamento do Palmital, Jânio Quadros, Jardim Sasazaki, Cerqueira César, Juscelino Kubitschek (JK), Alcir Raineri e outros da região, incluindo os bairros próximos ao supermercado Kawakami Norte.

O serviço utilizará produto fornecido pelo Governo do Estado de São Paulo e foi dividido em três áreas. A primeira atendida, de cor roxa (ver no mapa), logo no dia 20, fica quase toda no Prolongamento do Palmital. Na continuidade, no dia 21 (também a partir das 19h30), a área verde (ver no mapa) receberá a NAV, no combate à dengue na região do bairro Jânio Quadros. A terceira área já prevista, demarcada com a cor laranja (ver no mapa) compreende os bairros que ficam após a rua José Alves Petito e terá o serviço no dia 22 (a partir das 19h30).

Essas três áreas programadas receberão quatro ciclos de nebulização, assim, o serviço deve ser concluído dentro de quatro semanas. A NAV deve circular entre as ruas a partir das 19h30. A atividade pode ser adiada caso no dia esteja chovendo ou ventando, para não prejudicar a efetividade do produto. A Secretaria Municipal de Saúde de Marília solicitou a nebulização para outras áreas da cidade e aguarda uma posição do Estado para agendar o reforço do combate à dengue em outros bairros.

“Contratamos carros de som para passar pelas ruas dos bairros que serão atendidos neste primeiro momento e informar todas as orientações para que a nebulização tenha um efeito imediato. Peço a todos que sigam essas orientações, que são muito importantes para o combate à dengue na nossa Marília”, afirmou o prefeito de Marília, Daniel Alonso.