22 FEV 2024
SAÚDE
Marília sedia a 2ª Oficina de Regionalização da Saúde e prefeito Daniel Alonso reivindica a instalação do ambulatório AME ao secretário de Estado Dr Eleuses Paiva
Chefe do Poder Executivo destacou as inovações da atenção básica de Marília, como a implantação do Melhor Horário e o programa Remédio em Casa. “Precisamos de um AME”, afirmou
Marília sediou nesta quinta-feira, dia 22 de fevereiro, a 2ª Oficina de Regionalização da Saúde, concentrando as presenças de lideranças políticas de 62 cidades da região. Com a presença do secretário de Estado da Saúde, Dr Eleuses Paiva, a programação foi no Alves Hotel e houve assinatura de nova pactuação para a efetivação da regionalização no atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde). Na oportunidade, o prefeito de Marília, Daniel Alonso, reivindicou ao secretário estadual a instalação de uma unidade do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) na cidade. “Nos falta o AME, secretário Dr Eleuses. Possuímos dois prontos-atendimentos, sendo um na zona Sul e outro na zona Norte, a nossa UPA. Ampliamos o horário de atendimento da atenção básica através do Melhor Horário na zona Sul e inovamos com o Remédio em Casa, garantido medicamentos nas residências dos pacientes. Portanto, só nos falta o AME e nosso governo tem total disponibilidade em concretizar esta parceria com o Estado”, garantiu.

Participaram da oficina de regionalização da saúde a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, secretário municipal da Saúde, Dr Osvaldo Ferioli, secretário municipal da Assistência e Desenvolvimento Social, Delegado Wilson Damasceno, e o vereador, ex-deputado federal e ex-secretário municipal da Saúde, Sergio Antonio Nechar, o Dr Nechar. O secretário de Estado da Saúde, Dr Eleuses, destacou que irá se esforçar para a implantação do AME de Marília e, ao discursar no evento, informou que o Governo do Estado de São Paulo, a partir da nova pactuação com a região de Marília, estará liberando quase R$ 260 milhões em recursos e aportes. “Serão R$ 258 milhões para Marília e as cidades que compõem esta importante região do nosso Estado”, frisou.

Após as assinaturas da nova pactuação, o prefeito Daniel Alonso e os demais chefes de Poderes Executivos presentes de cidades da região, a exemplo do prefeito Antian Sassada, de Paraguaçu Paulista (a 80 quilômetros de Marília) e o prefeito Rodolfo Davoli, de Vera Cruz (a 12 quilômetros de Marília) participaram de uma roda de conversa com o secretário de Estado da Saúde. Na oportunidade, assuntos ligados à média e alta complexidade do atendimento e pautas relacionadas à estrutura hospitalar da região foram abordados com o Dr Eleuses Paiva.

Fotos: Ramon Barbosa Franco