27 FEV 2024
SAÚDE
Prefeitura Municipal publica plano de contingência contra as arboviroses e Marília realizará mobilização em 1º de março no Dia D estadual contra a dengue
Com mais de 60 páginas, o documento consiste numa ferramenta estratégica para o Município. Cidade confirma 1.533 casos da doença na 8ª semana epidemiológica
A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal da Saúde de Marília publicaram na edição desta terça-feira, dia 27 de fevereiro de 2024 do Diário Oficial do Município de Marília (edição 3639), o plano de contingência contra as arboviroses. São 64 páginas de um documento que consiste numa ferramenta estratégica para o enfrentamento da epidemia de dengue. “O plano é uma ferramenta estratégica e operativa para controlar uma situação de emergência e minimizar as suas consequências negativas, propondo uma série de procedimentos alternativos ao funcionamento normal de uma situação, buscando garantir a continuidade do funcionamento da organização frente a quaisquer eventualidades, sejam estes materiais ou pessoais, portanto é um plano preventivo, preditivo e reativo”, garantiu o secretário municipal de Saúde e médico Dr Osvaldo Ferioli Pereira.

Conforme salientou o prefeito de Marília, Daniel Alonso, o plano foi aperfeiçoado por equipe intersetorial, composta por técnicos representantes das áreas de Vigilância Epidemiológica, Sanitária, Zoonoses, Atenção Básica, Urgências, Saúde do Trabalhador e equipe de gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Marília. “O objetivo geral é organizar as atividades de prevenção, controle e assistência das arboviroses, entre elas a dengue, zika e chikungunya, visando reduzir os impactos destas doenças em nossa população, garantindo, ao mesmo tempo, uma resposta solidária, coordenada e articulada entre os integrantes do Sistema Único de Saúde, o SUS”, salientou o chefe do Poder Executivo.

Daniel Alonso informou que, em sintonia com o Governo do Estado de São Paulo e com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), Marília estará realizando em 1º de março, sexta-feira próximo, o Dia D estadual contra a dengue. “Cada setor envolvido neste enfrentamento estará realizando ações, que incluirá bloqueios, panfletagem e abordagens de conscientização. A ação em Marília segue a recomendação que recebemos do Centro de Operações de Emergências do Estado de São Paulo, o COE. Dia 1º de março será o Dia D de Mobilização Estadual contra a dengue, com iniciativas de orientação e prevenção”, destacou.

De acordo com os dados da 8ª semana epidemiológica (que compreende os números de 1º de janeiro a 24 de fevereiro de 2024) a cidade possui 1.533 casos confirmados de dengue. Quanto ao Dia D em Marília, os agentes comunitários de saúde, agentes de controle de endemias e supervisores estarão orientando a população, inclusive quem estiver sendo atendido nas unidades de saúde independente de qualquer motivo. “Iremos distribuir folders informativos nas escolas, fixar cartazes contra a dengue nos comércio e também continuaremos com as ações já definidas pelo plano de contingência”, comentou a supervisora da Vigilância Ambiental, Vivian Funai.

Fotos: Ramon Barbosa Franco

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024