11 MAR 2024
SAÚDE
Marília e outras 10 cidades do Estado de São Paulo integram pesquisa da Universidade Federal de Pelotas sobre os efeitos da covid-19 na população brasileira
Ao longo de março, pesquisadores da instituição gaúcha irão fazer levantamento científico em 133 Municípios do Brasil
Marília e outras 10 cidades do Estado de São Paulo, incluindo a capital São Paulo, Araraquara, Campinas e Bauru, integram pesquisa da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, sobre os efeitos da covid-19 na população brasileira. De acordo com as informações do secretário municipal de Saúde, o médico Dr Osvaldo Ferioli Pereira, o levantamento científico acontecerá ao longo de março em 133 cidades do Brasil. “A pesquisa Epicovid 2.0 tem por objetivo entender os efeitos da covid-19 no Brasil para auxiliar o Ministério da Saúde na elaboração de políticas públicas efetivas para minimizar suas consequências”, frisou.

O Município de Marília, através da Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal da Saúde, está cooperando com os cientistas. No período da coleta de dados, entrevistadores devidamente identificados da LGA Assessoria Empresarial, empresa com experiência em pesquisas populacionais, visitarão 250 domicílios selecionados por critérios estatísticos em cada uma das 133 cidades brasileiras incluídas no estudo. Na abordagem, um morador de cada domicílio - a ser escolhido por sorteio - será convidado a responder uma entrevista. O projeto Epicovid 2.0 tem aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e todos os requisitos éticos e de segurança foram rigorosamente cumpridos. A participação é voluntária e depende da concordância dos moradores selecionados, conforme informou o Ministério da Saúde.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a pandemia de covid-19 consistiu numa crise global que causou grande impacto nas vidas das pessoas no Brasil e em todo o mundo. “O vírus causador da doença (SARS-CoV-2) se espalhou rapidamente levando a quase 7 milhões de mortes no mundo em decorrência da doença. Passados os anos mais críticos da pandemia, é importante dimensionar o real impacto na vida dos brasileiros. Com esse objetivo, o Ministério da Saúde mobilizou esforços e anunciou a continuidade de um grande estudo populacional sobre o coronavírus no Brasil, agora em uma nova versão - o Epicovid 2.0. A iniciativa é coordenada por pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas e o estudo visa entender os efeitos de longo prazo da covid-19 no Brasil”, comunicou a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Ministério da Saúde do Governo Federal.

Ao todo no Estado de São Paulo, 11 cidades foram escolhidas pela instituição gaúcha para a pesquisa. Além de Marília, os cientistas estarão entrevistando moradores de Araçatuba, Bauru, Campinas, Araraquara, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.