26 MAR 2024
SAÚDE
Marília tem 5ª semana seguida de queda nas notificações e confirmações para dengue
Novo Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde de Marília registrou somente 45 novos casos entre os dias 16 e 23 de março de 2024
Marília chegou a 5ª semana seguida de queda nas notificações e confirmações para dengue, segundo o novo Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde. A nova edição, de número 12, apresentou apenas 45 novos casos entre os dias 16 e 25 de março de 2024. Somando aos ajustes em semanas passadas devido aos resultados de exames feitos com amostras coletadas também anteriormente, a cidade chegou a 3.389 casos neste ano.

Na pura análise dos números estabelecidos até o último dia 25, o número de novos casos começou a cair a partir do fim da 7ª Semana Epidemiológica, que vai de 10 a 17 de fevereiro de 2024. O momento foi o pico de confirmações em Marília, com 460 casos em sete dias. Na sequência, as semanas mostraram sucessivas diminuições de novos casos, apresentando 413 (Semana 8), depois 412 (Semana 9), caindo para 347 (Semana 10), seguindo a queda para 153 (Semana 11) e então os 45 casos (Semana 12).

As notificações para dengue mostram o mesmo ritmo. Essas notificações são de pacientes que buscaram atendimento com sintomas clássicos da doença porém aguardam o resultado ou aguardamos a data para realizar o exame específico para dengue, que só é realizado após o 6° dia da doença. No entanto, a queda nas notificações começa a partir da semana 10, quando foram registradas 1.819, depois passa a 1.678 (Semana 11) e então 928 (Semana 12).

Fotos Ramon Barbosa Franco