02 OUT 2017
Projeto prevê criação do Fundo Municipal de Esportes e mudanças no Conselho

Começou na última segunda-feira (25), na Câmara Municipal, a tramitação do Projeto, que modifica a lei nº 7035/09, o qual prevê a criação do FMDE (Fundo Municipal de Desenvolvimento Esportivo); a realização de eleição direta para a escolha da maioria dos representantes do Conselho Municipal de Esportes e; concede caráter deliberativo ao conselho, ou seja, o poder de analisar e sugerir políticas públicas de esporte ao município.

As mudanças foram sugestão do secretário municipal de Esportes e Lazer, Eduardo Nascimento, que acredita na participação popular para a construção de políticas públicas.

“Toda gestão pública deve ouvir as demandas da população para uma administração democrática. O esporte é um segmento que necessita de legado e de políticas públicas que ultrapassem gestão. Por isso, ouvindo e debatendo com atletas, decidimos que o caráter deliberativo era fundamental para o Conselho Municipal de Esportes, pois, dessa forma, a maior parte dos membros passa a ser eleita por voto direto e não por indicação do poder público. Já o Fundo Municipal de Esporte é importante porque beneficia os atletas locais, possibilitando o fomento de ações de investimento no esporte e nos atletas. Quero agradecer a administração municipal, em nome de todos os atletas, por essa mudança significativa, a qual, logo após aprovação do projeto, daremos início a construção do nosso Plano Municipal de Esportes”, explicou o secretário.

O titular da pasta lembrou ainda que em novembro (data a ser definida) será realizada em Marília a I Conferência Municipal de Esportes, com a presença da secretária de Esportes de Franco da Rocha, Silmara Ciamponi, que explanará sobre o Plano Municipal de Esportes implantado no seu município. Importante destacar que Franco da Rocha é a primeira cidade do país a implantar o plano. No evento também serão escolhidos por voto direto os novos membros do Conselho Municipal de Esporte e, em seguida, formada a comissão do FMDE e a construção do Plano Municipal de Esportes.

JUVENTUDE

Já está também na Câmara Municipal o Projeto de Lei que prevê a mudança da nomenclatura da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEL) para Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SELJ).

A iniciativa do projeto é da Prefeitura de Marília a pedido do Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Eduardo Nascimento, o qual considera o esporte  instrumento de inclusão social, educação e acesso à cidadania e que o papel da juventude é cada vez mais reconhecido como de fundamental importância ao processo de desenvolvimento de qualquer país do mundo.

“Temos a meta de consolidar a participação da juventude por meio do esporte, dos programas de incentivo à formação técnica, intelectual e políticas de trabalho, ou seja, queremos dar voz aos jovens e prepará-los para os desafios do futuro, como mudanças climáticas, desemprego e desigualdade. E para isso vamos trabalhar”, finalizou Nascimento.

Foto: Assessoria PMM/Secretaria Municipal de Esportes e Lazer