24 OUT 2016

Marília aplicou o dobro do percentual exigido pela legislação no aperfeiçoamento e na manutenção da saúde, incluindo atenção básica, exames, consultas e atendimentos especializados.

Os números foram apresentados na manhã desta quinta-feira, dia 20, durante audiência pública da Secretaria Municipal da Saúde, realizada no plenário da Câmara Municipal de Marília. Com transmissão ao vivo pela emissora legislativa TV Câmara, a audiência contou com as presenças dos vereadores Herval Rosa Seabra (PSB), presidente do Poder Legislativo, Samuel da Farmácia (PR), presidente da comissão de saúde, e José Expedito Capacete (DEM).

No segundo quadrimestre de 2016, compreendendo maio, junho, julho e agosto, a administração municipal de Vinícius Camarinha (PSB) investiu mais de R$ 64 milhões no custeio e nos avanços dos serviços públicos de saúde, o montante corresponde a 29,16% do atual orçamento. A legislação obriga os municípios brasileiros a aplicarem 15% de suas receitas.

As explanações dos investimentos municipais contaram com informações e análises do secretário municipal da Saúde, Hélio Benetti, e com o coordenador do Fundo Municipal de Saúde, Rodrigo Pegoraro.

Todos os questionamentos apresentados foram prontamente respondidos.“Os números mostram toda a preocupação do prefeito Vinícius Camarinha e da Secretaria Municipal da Saúde com a qualidade de vida dos marilienses e a opção pelo ser humano. A legislação determina 15%, o que daria R$ 32 milhões. Nós fizemos o dobro, correspondendo a mais de R$ 64 milhões. Isto significa que um terço de tudo que se arrecada no município é investido em saúde”, explicou o secretário Benetti.

O coordenador do Fundo Municipal de Saúde, Pegoraro, salientou que, apesar da crise financeira que municípios e o Brasil inteiro atravessam, Marília assegurou elevados índices de investimentos próprios na saúde. “A arrecadação correspondente ao segundo quadrimestre de 2016 foi menor em comparação ao período anterior, então, Marília acaba tendo que remanejar recursos e fazer grandes esforços para conseguir manter o atendimento e realizar aplicações na saúde”, afirmou o coordenador.

Embora tenha ocorrido frustração de receita, os serviços foram assegurados e investimentos autorizados. “A rede física não para de crescer, porque Marília cresce. Estamos construindo novas unidades de saúde no Santa Paula e Jardim Marajó,  Jardim América IV e Jardim Liliana. Entregamos recentemente o Santa Antonieta III e Jardim Julieta. Vamos entregar no próximo dia 27 a unidade do São Bento, que atenderá aos moradores do residencial São Bento e do CDHU. A unidade de Lácio está praticamente pronta, reformamos a unidade de Padre Nóbrega e vamos entregar a reforma da unidade do Costa e Silva bem como a Sala de Vacina. Está ainda em processo de licitação o PA Norte que receberá a unidade do Santa Antonieta. Uma grande novidade é o Centro de Referência de Prótese Auditiva, parceria inovadora com a Unesp. Somente três cidades do Estado serão contempladas com o projeto. São avanços significativos”, destacou Benetti.

Vereadores destacam:

Na avaliação do presidente da Câmara de Marília, Herval Rosa Seabra (PSB), os números e dados expostos pela audiência comprovam a grande dedicação de Vinícius Camarinha com a saúde dos marilienses. “Chega a quase 30% do orçamento, enquanto a exigência legal é de 15%. Praticamente dobramos os investimentos. Ainda temos problemas na saúde, como ocorre nas demais cidades brasileiras. Contudo, Marília está em situação melhor graças esta aplicação maciça”, afirmou o presidente.

O vereador Samuel da Farmácia (PR), presidente da comissão da saúde, acompanhou os trabalhos da audiência e aprovou os investimentos destacando que Marília se coloca à frente de muitas outras cidades justamente por assumir compromisso com a qualidade de vida de sua população. “A Secretaria Municipal de Saúde de Marília cumpre suas metas e realiza investimentos estruturais, como a inauguração da Unidade de Pronto-Atendimento do bairro Santa Antonieta”, enfatizou o vereador.

Para o vereador José Expedito Capacete (DEM) a audiência alcançou os objetivos propostos. “Quero parabenizar o secretário Hélio Benetti e sua equipe, além de dizer que, com toda a dificuldade, a estrutura da saúde municipal avança. O trabalho está tendo continuidade”, disse o vereador.

Fotos: Mauro Abreu