25 SET 2014
2º Quadrimestre: Prefeitura investe mais de 23,5% da receita em Saúde

– Índice volta a ficar bem acima do previsto na Constituição

– Mais obras e serviços, como Mutirão da Catarata

– Saúde contrata novos médicos

A Prefeitura de Marília voltou a investir, em Saúde, bem acima do percentual exigido pela legislação federal. Nos últimos quatro meses foram aplicados 23,58% do orçamento em prol dos marilienses que procuraram atendimento médico, bem acima da meta prevista por lei, que é de 15%. A prestação de contas foi realizada pelo secretário municipal da saúde, Luiz Takano, durante audiência pública realizada na manhã de quinta-feira (25), na Câmara Municipal de Marília.

No total, a Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Saúde – investiu um montante superior a R$ 53,6 milhões. “Nós e a população só temos que agradecer ao prefeito Vinicius por este comprometimento com a área da saúde. Com estes recursos, de cerca de 24% do orçamento do município, estamos conseguindo melhorar a qualidade dos serviços prestados aos munícipes”, comentou Takano. E acrescentou: somente nos primeiros dois meses deste quadrimestre, por exemplo, já registramos mais de 250 mil atendimentos à população.

NOVAS AÇÕES

O secretário municipal da Saúde destacou também outros investimentos que já foram realizados pela pasta e enfatizou ainda novas ações que estão programadas para os próximos meses.

“Estamos investindo nas reformas de dezenas de unidades da Saúde e finalizando a construção da UPA da zona Norte, que deverá ser inaugurada ainda neste segundo semestre”, observou o secretário Luiz Takano.

Ele informa também que a Secretaria da Saúde está  encerrando o processo seletivo para a contratação de novos médicos, além de promover o mutirão da catarata “que tem dado mais qualidade vida para muitos pacientes e que há anos esperavam pelo procedimento. Sem contar, que em 2014, já fizemos os mutirões de ortopedia e mamografia e temos investido na informatização das nossas unidades de saúde”, ressaltou Takano.

VEREADORES DESTACAM

A vice-presidente da Câmara Municipal, Sônia Tonin, coordenou a audiência pública, que teve também a participação dos vereadores José Bassiga Goda, José Menezes, José Expedito Capacete, Cícero do Ceasa, Samuel da Farmácia e Marcos Rezende.

“Nós ficamos satisfeitos com o que foi apresentado pelo secretário Luiz Takano. No início do governo municipal, o setor da saúde estava bastante debilitado e necessitava de muitos investimentos. Percebemos que o quadro já está bem diferente e a atual administração tem se preocupado com todos os profissionais que trabalham na área e, em especial, com o bom atendimento da população mais carente”, afirmou o vereador Samuel da Fámácia, que também é presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal.

Samuel complementou: “aproveitamos também a audiência para solicitar algumas melhorias, como a instalação de uma farmácia popular pelo município – em parceria com o Governo Federal – na zona Norte da cidade; e de que seja feito um estudo técnico para a alteração do endereço da farmácia popular, que já existe na região Sul de Marília”.

“Foi uma audiência bastante proveitosa e que mostrou a seriedade e o comprometimento da atual administração com a aplicação dos recursos na área da saúde. O secretário Luiz Takano inclusive apresentou, durante a audiência, a prestação de contas da verba vinculada que havia sido desviada na gestão passada. Ele anunciou a sua devolução e demonstrou mais uma vez a transparência e a seriedade da administração do prefeito Vinicius Camarinha. Os vereadores notaram ainda que os serviços prestados à comunidade têm ficado a contento dos munícipes e que, com novos investimentos, a tendência é que haja mais melhorias nos próximos meses”, finalizou a vereadora Sônia Tonin.

Foto: Wilson Ruiz