24 SET 2014
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Marília participa de encontro da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento em São Paulo

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cássio Luiz Pinto Júnior, participou na última segunda-feira (22), no World Trade Center (WTC) – em São Paulo/Capital, do encontro da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento (CBCDE) – que reuniu autoridades e empresários brasileiros e chineses. Durante o evento, foram assinados acordos comerciais no montante de aproximadamente US$ 170 milhões entre empresas dos dois países.

A delegação chinesa, com 28 membros, foi chefiada pelo prefeito de Dongguan, Yuan Baocheng. O grupo veio ao país para apresentar o plano de crescimento e modernização da economia da cidade nos últimos anos e discutir o atual volume de comércio exterior e novas oportunidades de negócios entre Dongguan e o Estado de São Paulo. Também vieram buscar parcerias com empresas nacionais para novos investimentos no Brasil.

“Atualmente, a China é o segundo destino das importações do nosso município. Entretanto, em relação às exportações, este país ainda não figura entre os 30 principais centros comerciais do mundo que mantém negócios com a nossa cidade – especialmente no segmento industrial. Por isso, aproveitamos o encontro com diversas lideranças para apresentar o potencial econômico e social de Marília e também para estreitar o relacionamento comercial”, afirmou Cássio Pinto Júnior. E acrescentou. “Os chineses ficaram bastante interessados pela nossa cidade – principalmente pela indústria alimentícia”.

Negócios fechados em 2013

Na edição do evento realizada em 2013, foram assinados seis acordos entre empresas brasileiras e chinesas nas áreas de construção civil, cerâmica, decoração, autopeça e eletrônico no valor de US$ 350 milhões. Além, da assinatura de um acordo entre a CBCDE e Dongguan para a criação de um centro de exposição e vendas de móveis de Dongguanem São Paulo, no valor inicial de US$ 200 milhões. Também foram assinados dois protocolos de intenções para abertura de uma filial da entidade na cidade chinesa e um documento de acordo bilateral entre a CBCDE e a Secretaria de Negócios Estrangeiros e Assuntos Exteriores do Município de Dongguan.

Dongguan

A cidade está situada na província de Guangdong. Sua população atual é de 10 milhões habitantes. Em 2013, o PIB da cidade foi de US$ 91,5 bilhões, um aumento de 9,8% em relação ao ano anterior. O montante está divido entre o setor terciário (US$ 49 bilhões), o secundário (US$ 42 bilhões) e o primário (US$ 340 milhões). No ano passado, o PIB per capita foi de US$ 12.109.

Importante centro industrial localizado no Delta do Rio das Pérolas, faz divisa com a capital da província, Guangzhou, ao norte, com Huizhou a nordeste, com Shenzhen ao sul, e com Foshan a oeste. Fica em Dongguan um dos maiores shopping centers do mundo, o South China Mall.