16 AGO 2019
ETE

ETE corta a cidade entre as zonas sul e oeste e atenderá cerca de 85 mil pessoas, recebendo 231 litros por segundo de esgoto

A Prefeitura de Marília e a Replan Saneamento e Obras anunciaram nesta sexta-feira, dia 16, que as obras da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da Bacia do Barbosa estão concluídas, inclusive com as duas estações elevatórias finalizadas.

A ligação das bombas será no início de setembro, em data a ser confirmada nos próximos dias. A ETE da Bacia do Pombo também está pronta e teve o acionamento das bombas no último dia 7 de junho.

A Bacia do Barbosa corta a cidade entre as zonas sul e oeste e atenderá cerca de 85 mil pessoas, recebendo 231 litros por segundo de esgoto. São seis lagoas no total, sendo duas de aeração – cada uma medindo 120 metros de comprimento por 70 metros de largura –; e quatro de decantação, sendo que cada uma tem 120 metros de comprimento por quatro metros de largura.

Com relação à parte eletromecânica, foram construídas duas estações elevatórias – uma fica na região do Pesqueiro do Gato e outra no bairro Homero Zaninoto -, com duas bombas em cada; além de um gerador e um painel.

O prefeito Daniel Alonso parabenizou a equipe da Replan, que finalizou a obra com mais de seis meses de antecedência. “Quero parabenizar a Replan, através do seu diretor Reinaldo Pavarini, e também a toda sua equipe de engenheiros e colaboradores, pois estão realizando um sonho da população de Marília, a chamada Obra do Século, que irá melhor muito a saúde e a qualidade de vida da nossa população. O prazo era de 18 meses para a construção das bacias do Pombo e do Barbosa e, em menos de 12 meses, a empresa finalizou as obras. Nos próximos dias pretendemos apresentar a obra da Bacia do Barbosa para toda a cidade.”

O sócio-proprietário da Replan, Reinaldo Pavarini, sente-se com o dever cumprido. “Para nós, da Replan, que é uma empresa mariliense, foi um grande prazer poder realizar esta obra, que era um sonho de toda a cidade de Marília. Nós agradecemos à confiança da gestão do prefeito Daniel Alonso, que nos deu todo respaldo para que pudéssemos fazer deste sonho uma realidade. Tenho certeza que o mariliense terá orgulho dessa obra, que fará a cidade mudar de patamar com relação à saúde e meio ambiente. Só tenho que agradecer a cada um que colaborou para que a obra do esgoto se tornasse realidade em nossa cidade.”

Durante o andamento das obras nas bacias do Pombo e do Barbosa, a Replan colocou 50 funcionários na construção da ETE, com supervisão geral de Reinaldo Pavarini; coordenação do engenheiro José Camilo Mugnai; tendo como engenheiros responsáveis Adalberto Valente (bacia do Pombo), Rodrigo Ercílio Coneglian e Luis Felipe Giroto (bacia do Barbosa).

Após a ligação das bombas e finalização dos testes de operação nas duas bacias (Pombo e Barbosa), Marília terá 70% do esgoto tratado. Já os restantes 30% referem-se à bacia do Palmital, cujo processo licitatório está em andamento. A previsão é que até o final de 2020 a cidade tenha 100% do seu esgoto tratado.

Fotos: Assessoria de Imprensa PMM

16/08/2019
Fotos da Notícia: Prefeitura finaliza obras na Bacia do Barbosa. Ligação das bombas acontecerá no início de setembro