17 JUN 2019
Prefeitura contrata servidoras e amplia atendimento no Serviço Social da Saúde

Duas novas assistentes sociais foram contratadas após o maior concurso público da história do município, homologado no ano passado

A Prefeitura de Marília comunicou a ampliação do horário de atendimento do Serviço Social da Secretaria Municipal da Saúde, que atende na sede da Secretaria – avenida Castro Alves, 61. Foram contratadas duas novas servidoras, o que permitiu ampliar o horário de expediente, que passa a ser das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira.

O setor é responsável pelo fornecimento, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), de fórmulas infantis para crianças de zero a um ano de idade; nutrição enteral; suplementação, módulos de fibras e espessantes alimentares. O serviço conta agora com quatro assistentes sociais e uma nutricionista.

Conforme explica Luana Brandão, assistente social encarregada, também são fornecidas pela equipe produtos especiais para nutrição e fraldas geriátricas em cumprimento a decisões judiciais – quando os pedidos de fraldas são administrativos, o cadastro e a entrega são feitos pelas unidades de saúde.

“Participamos ainda da elaboração, execução e avaliação dos protocolos de laqueadura e vasectomia; saúde bucal (cirurgia ortognática), entre outros encaminhamentos que demandam avaliação social. É uma ampla gama de atribuições que necessitam de tempo para executar. Agora, com essa ampliação de equipe, temos profissionais em dois turnos e podemos recebe a população das 7h às 16h”, disse Luana.

Assim como os profissionais de enfermagem e algumas classes profissionais da saúde, os assistentes sociais no Brasil têm jornada regulamentada por lei em seis horas. Por isso a necessidade do município investir na contratação de mais servidores para atender a conveniência do usuário em expediente ampliado.

DEPOIMENTO

Para a professora (rede estadual) Mariana Pereira da Silva, 41, o atendimento do serviço social da Saúde tem se mostrado satisfatório. Ela destaca o empenho da equipe para suprir as necessidades, mesmo quando o insumo necessário não faz parte do protocolo municipal.

“Meu irmão está acamado e precisou de uma fórmula de alto custo, que pegamos no Estado. Como estava demorando, até que recebêssemos, tivemos o apoio da Secretaria da Saúde. Hoje estou aqui para solicitar fraldas geriátricas e já fui informada que poderei cadastrar e retirar na rede. Minha avaliação é positiva. O serviço está funcionando bem e com pessoas acolhedoras”, declarou a professora.

Atualmente, além das quatro assistentes sociais atuantes na sede da secretaria, a pasta conta com mais oito profissionais, que atuam no SAE (Serviço de Atendimento Especializado – ISTs/Aids), Caps (Centro de Atenção Psicossocial) unidades Com-Viver e Infantil Catavento, Proiid (Programa Interdisciplinar de Internação Domiciliar em Marília – SMS/Famema) e Serviço de Transportes da Saúde – Subfrota.

Fotos: Júlio César de Carlis