13 DEZ 2018
ADMINISTRAÇÃO

Homenagem contou também com presenças dos vereadores Albuquerque e Maurício Roberto

O prefeito participou no último dia 27 de novembro da solenidade que homenageou o 1º Ten PM Ary Dias como patrono da Base Polícia Rodoviária de Marília.

Na ocasião estiveram presentes familiares do homenageado, entidades militares e os vereadores José Carlos Albuquerque e Maurício Roberto, representando a Câmara Municipal de Marília.

O Maj PM Arildo Dias e o Cap PM Douglas Dias, filho e neto respectivamente do homenageado estiveram presentes no evento. “Meu pai foi um guerreiro e durante os anos servindo à Polícia Rodoviária do Estado desempenhou o seu trabalho com muita luta e determinação. Com certeza foi e sempre será um grande exemplo para todos”, disse o Maj PM Arildo Dias, filho do homenageado.

Na oportunidade o Cap PM Augusto José de Carvalho Filho recebeu uma homenagem. Ele por dez anos ficou no comando da Base Operacional do 2º Pelotão da 3ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Rodoviária em Marília. Com sua saída, o comando foi assumido pelo então 1º Tenente PM Douglas, filho do Major Arildo (antecessor do Cap. PM Augusto) e neto do 1º Ten PM Ary, homenageado do dia.

O filho do homenageado ainda falou sobre a carreira da família no comando da sede da Polícia Rodoviária de Marília. “Tenho muito orgulho de ter comandado o pelotão de Marília, igualmente, o meu pai e hoje também o meu filho, aqui não fizemos amigos e sim grandes irmãos que vou levar para a vida toda”, disse.

Em seguida o Cel PM Luís Henrique Di Jacintho Santos, Cmt do Policiamento Rodoviário representando o Estado de São Paulo, o Ten Cel PM Ordival Affonso Junior, Comandante do 2º BPRv, familiares juntamente com o prefeito  Daniel Alonso descerraram a placa comemorativa.

A homenagem ao 1º Ten PM Ary Dias foi oficializada com a publicação do Decreto Nº 63661, em 22 de agosto de 2018 pelo atual governador do Estado Márcio França. “É uma justa homenagem a quem dedicou uma vida a proteger as pessoas. Devemos ter muito orgulho de pessoas como o 1º Ten PM Ary Dias que se arriscam todos os dias a fiscalizar e principalmente nos proteger”, disse Daniel Alonso.

HOMENAGEADO

O 1º Ten PM Ary Dias nasceu no dia 23 de abril de 1926, na cidade de Bauru, e ingressou como Soldado na Força Pública do Estado de São Paulo em 22 de novembro de 1948, ou seja, no ano de fundação do Policiamento Rodoviário, tendo trabalhado inicialmente na Rodovia Anhanguera.

Em 1950, já ocupando a graduação de 3º Sargento, foi transferido para o Destacamento de Bauru, onde atuou como rondante na Rodovia Marechal Rondon; e, 09 (nove) anos depois, assumiu o comando do recém-criado Posto Rodoviário de Jafa, instalado no Km 424 da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, a SP-294.

Nos idos de 1966, com o apoio dos Sargentos Izauro Pigozi e Ilceu Martins e do Cb José Vieira, iniciou a construção do Posto Rodoviário de Marília, no Km 443 da SP-294, inaugurado em agosto de 1968.

Na década de 1970, foi transferido para o Destacamento de Assis, onde comandou a Base Operacional de Assis até o ano de 1977, quando passou para a inatividade, no posto de 1º Tenente da Polícia Militar.

Em 31 de agosto de 2000, a Base Operacional de Marília foi transferida para a atual edificação, instalada no Km 452+600 da SP-294, construção que foi conduzida pelo filho do homenageado, o então 1º Ten PM Arildo Dias, à época comandante do Pelotão de Policiamento Rodoviário de Marília, atualmente Major da Reserva.

Importante consignar que o Capitão PM Douglas Dias, que atualmente ocupa a chefia da Seção de Pessoal (P/1) e Unidade Gestora Executora (UGE) do 2º BPRv, que é filho do Major Arildo e neto do 1º Ten PM Ary, também comandou o Pelotão de Policiamento Rodoviário de Marília, entre os anos de 2016 e 2017, desta feita perfazendo três gerações de Comandantes, sendo que em razão dessa situação ser tão rara, três gerações de uma mesma família atuando na mesma modalidade de policiamento e na mesma região, eles figuraram no calendário institucional do Policiamento Rodoviário no ano de 2012, cujo tema era “Respeito e Dignidade com a Melhor Idade”.

O 1º Ten PM Ary Dias faleceu no dia 23 de outubro de 2015, com 89 (oitenta e nove) anos, e como medida de justiça e reconhecimento, o Governo do Estado, por meio do Decreto Nº 63.661, de 22 de agosto de 2018, contemplou o prédio da Base Operacional de Marília com o nome de seu pioneiro, pois a história do Policiamento Rodoviário na região se confunde com a história do 1º Ten PM Ary Dias e seus descendentes, mais especificamente seu filho Arildo e seu neto Douglas.

Fotos: Assessoria de Imprensa

13/12/2018
Fotos da Notícia: Solenidade homenageia 1º Ten PM Ary Dias como patrono da Base da Polícia Rodoviária
Ver Mais Fotos