02 MAI 2016
Undokai é sucesso com 23 provas no dia do trabalho

O prefeito Vinicius Camarinha esteve presente neste domingo, na sede campestre do Nikkey Clube na 62ª Undokai, gincana cultural e esportiva, tradicional no dia primeiro de maio, dia do trabalhador.

O evento foi promovido pela Associação Okinawa de Marília. “Depois do Japan Fest, é mais um grande exemplo dos japoneses para Marília e região. Parabenizo a Associação Okinawa, tradicional na cidade. A Undokai é um grande exemplo de organização e realização de um evento com várias, visando sempre o estímulo à participação de todos. Neste ano, são 23 provas durante todo o dia. Parabéns mesmo”, afirmou.

A Undokai está inserida no Calendário Oficial do Município. “Visa à integração social dos imigrantes japoneses, possibilitando novos laços. As modalidades esportivas buscam sempre o incentivo à participação e o espírito de equipe. Após disputarem as provas, todos recebem brindes como reconhecimento pela grande dedicação”, destacou o presidente da Associação Okinawa, Marcos Arakaki.

O engenheiro industrial Kimei Kakinohana, vice-presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil, com sede em São Paulo, esteve em Marília e ressaltou a forço do evento. “A meta é divulgar a cultura Okinawa, através do esporte. São 23 provas em Marília. O evento é muito bem organizado com a integração de toda a população de Marília e região, divulgando-se a província de Okinawa, no Japão”, comentou.

Kiniti Mizuno, presidente do Nikkey Clube de Marília, parabenizou a Associação Okinawa pelo sucesso da Undokai – tradicional no primeiro de maio, dia do trabalho. “Uma grande integração familiar e da população. Todos participam e saem contentes”, disse.

O vereador Marcos Rezende, vice-presidente da Câmara Municipal, e representando o deputado federal Walter Ihoshi, destacou que mais uma vez os japoneses dão um grande exemplo a todos.  “É uma grande festa com atividades esportivas onde todos participam e ganham brindes”, frisou.

Na solenidade de abertura, houve a execução do hino nacional brasileiro com o hasteamento das bandeiras do Brasil, por Kimei Kakinohana; do Japão, por Yoshimi Skintaku, presidente de honra do Nikkey Clube; de São Paulo, por Marcos Rezende; da Associação Okinawa de Marília, pelo presidente Marcos Arakaki e a do município, pelo prefeito Vinicius Camarinha.

A primeira prova, uma corrida de 50 metros, foi disputada pelas autoridades presentes e todos os inscritos.