17 ABR 2015
SAÚDE
Takano prevê aumento da demanda na rede municipal com novo sistema de atendimento no HC e Hospital Materno Infantil

O secretário municipal da Saúde, Luiz Takano, afirmou que o anuncio da nova sistemática de atendimento nos prontos socorros dos hospitais de Clínicas e Materno Infantil pela Famema (Faculdade de Medicina de Marília) já era esperado. “Com previsão de mais pacientes, já estamos preparando a adaptação da estrutura de atendimento na rede municipal há algum tempo. A grande demanda de pacientes por causa da dengue nas últimas semanas reforçou essa prática. O HC e o Materno atenderão mesmo só os casos de urgência e emergência. Houve um treinamento nas unidades de saúde para agilizar o atendimento para a constatação do quadro do paciente. Os médicos serão ágeis e o que for considerado emergência terá o imediato encaminhamento para um dos dois hospitais”, explicou.

Caberá aos PAs (Pronto Atendimentos) das zonas norte e sul, o atendimento noturno, madrugada, finais de semana e feriados. O PA da zona norte tem funcionamento 24 horas, enquanto o da zona sul, funciona das 7h00 às 01h00.

Segundo Luis Takano, o prefeito Vinicius Camarinha preocupado com o aumento da demanda na rede municipal, estará em São Paulo, na próxima semana, debatendo a questão com o secretário estadual da Saúde, David Uip, já que a modificação atinge Marília e municípios de toda a região.

Segundo a Famema, grande parte dessa demanda espontânea é provocada pelo fechamento de Pronto Atendimentos noturnos de várias cidades, numa região com população estimada em 1,2 milhão de habitantes.

Por fim, Luis Takano, confirmou também para esta sexta feira pela manhã uma reunião com diretores da Santa Casa, Hospital Universitário e Pronto Med. “Queremos discutir a questão e ouvir sugestões, já que a rede municipal vai absorver pacientes, especialmente da área pediátrica, durante a madrugada”, finalizou.

Foto: Wilson Ruiz