12 MAR 2020
SAÚDE
Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo termina nesta sexta e Marília teve 140 doses aplicadas até o momento
Das 4.205 pessoas que compareceram às unidades de saúde, apenas 3,33% precisaram ser vacinadas

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, desenvolvida pelo Ministério da Saúde, que teve início em todo o país no último dia 10 de fevereiro, será encerrada nesta sexta-feira, dia 13 de março, com público alvo de crianças a partir de 5 anos até jovens de 19 anos.
Até esta quarta-feira, dia 11 de março, Marília recebeu 4.205 pessoas em suas unidades de saúde, sendo que apenas 140 delas precisaram ser vacinadas, o que representa 3,33% do total.
Das 140 pessoas vacinadas, 59 delas (42,14%) estão na faixa etária de 15 a 19 anos; 51 (36,43%) de 5 a 9 anos; e 30 pessoas (21,43%) entre 10 e 14 anos.
Ainda segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Municipal de Imunização, as unidades de saúde que mais vacinaram foram: USF Vila Barros com 18 doses aplicadas, UBS Chico Mendes com 12 e UBS Cascata com dez doses,
O maior comparecimento de pessoas aconteceu na UBS Nova Marília com 235, porém apenas quatro (1,70%) precisou da vacina; seguida pela UBS Costa e Silva, onde 217 compareceram e sete (3,22%) foram vacinadas.
O objetivo da campanha, de acordo com a responsável pelo Programa Municipal de Imunização, Renata Rodrigues Plácido, é a proteção da população contra o sarampo, possibilitando a interrupção da circulação do vírus.
“Está sendo uma campanha seletiva, ou seja, para atualização da carteirinha. Caso a pessoa na faixa etária de 5 a 19 anos já tenha recebido as duas doses da imunização contra o sarampo, não precisa ser vacinada novamente”, disse Renata Plácido.
O Ministério da Saúde, conforme o calendário nacional, prevê a aplicação da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) aos 12 meses e também aos 15 meses para reforço da imunização com a tetraviral, que protege também contra varicela. Além das doses aos 12 e aos 15 meses, existe também a dose 0, que pode ser administrada dos seis meses aos 11 meses.
Neste último dia da campanha de vacinação, as 51 unidades de saúde do município - 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e 39 USFs (Unidades de Saúde da Família) – funcionarão em horário normal, ou seja, das 8h às 17h.
A orientação da Secretaria Municipal da Saúde é que o público alvo da campanha – dos 5 aos 19 anos – procure a unidades mais próxima da residência, levando a carteirinha de vacinação e o cartão SUS da pessoa, para saber se precisa ser vacinada ou não.