28 MAI 2020
Projeto Teatro da Cidade segue com aulas à distância para todas as turmas
Projeto oferece aulas gratuitas de teatro para todas as idades e conta com 180 alunos

O Projeto Teatro da Cidade, programa da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, que oferece aulas gratuitas de teatro para todas as idades e conta com 180 alunos, segue curso com aulas à distância, obedecendo às orientações de combate ao Covid-19.

Segundo o coordenador do Projeto Márcio Martins, quando saiu o comunicado oficial da Secretaria da Cultura, dia 16 de março, o Teatro da Cidade prontamente seguiu as normas de interromper as atividades presenciais, e passou então a comunicar todos os alunos através dos grupos de WhatsApp.

“Quando recebemos o comunicado da Secretaria da Cultura já começamos a nos organizar para desenvolver ações alternativas para que pudéssemos de alguma forma estarmos juntos e trabalhando, ainda que à distância, nossas práticas e conteúdos teatrais. Cada professor comunicou sua turma desse novo período de reestruturação pedagógica e manteve vivo a comunicação com seus alunos. Propondo bate papos e reflexões”, disse Márcio Martins.

As aulas acontecem através de vários meios como WhatsApp, zoom, entre outros aplicativos. Ao todo a equipe possui cinco professores, dois coordenadores, um arte-educador auxiliar e três monitores.

“Durante essas duas semanas de março fizemos inúmeras reuniões e conferências online, para definir os caminhos e traçar estratégias para que, mesmo distantes, pudéssemos garantir a todos alunos, formas de participação e desenvolvimento artístico e expressivo”, afirmou o coordenador do Projeto.

Para o secretário da Cultura, André Gomes Pereira, foi necessário e importante reinventar os formatos de aulas, para favorecer os alunos neste período de distanciamento social, imposto pelo momento de combate ao coronavírus.

“A equipe do Projeto Teatro da Cidade, seguindo orientações das autoridades de saúde, reformulou as aulas e continuou os trabalhos de forma virtual, com propositiva vontade e entusiasmo para dar seguimento às propostas do curso, com atividades e interatividade entre os grupos. É muito importante reinventar processos para passar por este momento de enfrentamento ao Covid-19. Estamos cientes da responsabilidade que cabe à gestão pública com o compromisso de garantir o acesso à cultura como um direito fundamental do cidadão”, disse o secretário.

As aulas à distância do Projeto têm a adesão da maioria dos alunos, que vêm resultando em um grande acervo de vídeos, textos e imagens, proveniente das atividades e orientações dos arte-educadores.

“Nossa expectativa, não só coordenação e professores, mas principalmente alunos, é que todo esse período nos possibilite belas experiências e aprendizados, para breve em retorno as atividades presenciais. Que todo esse conjunto de ações possa enriquecer ainda mais nossos trabalhos artísticos e nossas vidas”, finalizou Márcio Martins.

O PROJETO TEATRO DA CIDADE

As aulas físicas do Projeto Teatro da Cidade acontecem na Casa de Cultura “Cristovam Ruiz Pereira” (Av. Santo Antonio, 136), que por medidas de combate ao coronavírus, encontram-se sem atendimento ao público.

O Projeto conta com seis turmas: Turma Infantil I e II (Arte-educadora Gabriele Chicilia), Turma Pré juvenil (Arte-educadora Lívia Neves), Turma Jovem (Arte-educadora Letícia Rodrigues), Turma adulta (Arte-educador Calu Monteiro) e Turma Melhor Idade (Arte-educador Márcio Martins).

O projeto é destinado a pessoas que buscam o aprendizado das artes cênicas, por meio da experiência do teatro, como vivência individual e coletiva. A proposta é provocar o potencial criativo do aluno a partir dos exercícios cênicos, atividades lúdicas e jogos.

Ao longo do ano, o aluno é preparado para construir enredos e personagens, idealizar figurinos e cenários, bem como planejar toda a produção dos espetáculos.

Além de facilitar o acesso da comunidade à cultura, o teatro desenvolve um olhar ampliado para o mundo. Desenvolve múltiplas habilidades no ser humano, o senso desde a questão da expressão, da relação com o outro, até a relação com a sociedade e com o trabalho em equipe.