18 JUN 2020
CULTURA
Chefe do Executivo cumprimenta colônia pelos 112 anos da imigração japonesa no Brasil
Prefeito ressaltou a importante colaboração da colônia para o progresso e desenvolvimento de Marília

O prefeito Daniel Alonso cumprimentou nesta quinta-feira, dia 18, toda a colônia nipo-brasileira de Marília pelos 112 anos da imigração japonesa no Brasil, comemorados exatamente no dia 18 de junho.
O chefe do Executivo fez questão de ressaltar a importante colaboração da colônia para o progresso e desenvolvimento de Marília. “A nossa cidade tem uma colônia japonesa bem numerosa e que trabalha incansavelmente para o crescimento de Marília. Aproveito este dia tão especial para cumprimentar a todos os integrantes por essa data e também agradecê-los por esta importante parceria com a nossa cidade.”
Daniel Alonso destacou a atuação da colônia no município. “Posso destacar o Japan Fest, que é a principal festa de nossa cidade; o Undokai, que reúne também milhares de participantes; o próprio Nikkey, que leva o nome de Marília por todo o mundo através do beisebol; a Aecom (Associação Esportiva e Cultural Okinawa de Marília), que também promove grandes eventos; temos o Bom Odori, o Festival da Primavera, ou seja, uma série de atrações e eventos, que divulgam a nossa cidade. E agradeço a todas que colaboraram e colaboram para que Marília seja uma das mais importantes cidades do Estado de São Paulo.”
VISITA DA PRINCESA
O prefeito lembrou também da visita da princesa Mako, membro da família imperial do Japão, a Marília no dia 22 de julho de 2018, nas comemorações dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil.
“Foi um momento histórico para todos os marilienses. A princesa Mako demonstrou muita simpatia e foi bastante solícita em todos os eventos que participou no Teatro, no Paço Municipal e em outros locais. Na época recebeu o título de Hóspede Oficial do Município e de Visitante Ilustre de Marília”, afirmou Daniel.
Na oportunidade, o município recepcionou também o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada; e o cônsul-geral do Japão, Yasushi Noguchi.
No Paço Municipal, a princesa Mako conferiu o monumento e o ipê plantado pelo seu descendente, em comemoração aos 50 anos da imigração no Brasil. O Príncipe Mikasa, até então única autoridade da realeza a visitar Marília, dá nome a uma Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) da cidade.
Em seguida, a princesa plantou um ipê, só que da cor amarela, que hoje é símbolo da cidade de Marília. Ao final, juntamente com o Prefeito Daniel Alonso, descerrou uma placa comemorativa, em alusão aos 110 anos da imigração japonesa.
Na época, antes de deixar o local, a princesa quebrou o protocolo e fez questão de cumprimentar várias pessoas que acompanhavam a cerimônia, que ficaram emocionadas com o gesto.

Fotos: Mauro Abreu/Arquivo PMM