08 MAR 2024
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Em dois meses, Marília abre 336 empresas e capital investido chega a R$ 9,8 milhões, informa Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômicos
Levantamento ainda indicou que a região da cidade que recebeu mais empresas neste período foi a do Centro
A Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e  Desenvolvimento Econômico de Marília, por meio do Centro de Pesquisa e Informação,  divulgou nesta sexta-feira, dia 8 de março de 2024, o Balanço de Abertura de Empresas de 2024 referente aos dois primeiros meses do ano. No primeiro bimestre foram abertas 336 empresas, sendo 86 empresas e 250 MEIs (Micro Empreendedor Individual). O total de capital investido foi ultrapassa R$ 9,8 milhões (R$ 9.896.511,00).

O balanço apurou os locais de abertura dessas empresas, demonstrando que o maior interesse foi pela região do Centro, com quase um terço, exatamente 28% do total de empresas abertas no bimestre, seguido da região Leste, com 26,5%, e da zona Norte, com 25%. Já na região Sul foram 13% das aberturas, seguido da Zona Oeste, com apenas 6% das aberturas. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora, o levantamento indica o forte perfil empreendedor dos marilienses, indicado pelo grande número de MEIs, ou seja, de Microempreendedores Individuais. “A MEI é a porta de entrada para a formalidade empresarial, indicado a empresários que atuam sozinhos ou com um funcionário, mas que buscam a formalização e o reconhecimento para poderem crescer e expandir seus negócios”, afirmou.

O secretário municipal Nelson Mora considerou que 2024 já tenha começado bem aquecido e deve ganhar força e crescimento ao longo do ano. “Historicamente os primeiros meses do ano registram menos aberturas que ao longo do ano, por não haver tantas datas de apelo comercial e ser também um período tradicional de férias e de mais gastos que o normal, como impostos e materiais escolares, por exemplo”, salientou.

Para o prefeito Daniel Alonso, os números mostram o quanto Marília é empreendedora nos mais diversos segmentos e com investimentos em todas as regiões da cidade, desde áreas de beleza, costura, gastronomia, festas e até de agricultura familiar. “O Município cresceu muito nos últimos anos e vem atraindo grandes  investidores de fora, que escolheram a nossa cidade para seus empreendimentos e negócios. Nosso papel enquanto Poder Público vem sendo facilitar, orientar e apoiar todos que queiram investir e criar empregos em Marília”, concluiu.

Fotos Mauro Abreu