22 MAR 2024
SAÚDE
Prefeitura de Marília inicia campanha de vacinação contra gripe na próxima segunda-feira, dia 25 de março, com meta para imunizar mais de 100 mil moradores
Secretaria Municipal de Saúde ressalta a vacinação é necessária para diminuir a incidência de doenças por transmissão respiratória
A vacinação contra a gripe em Marília terá início nesta segunda-feira, dia 25, a partir do meio-dia (12h). A Prefeitura Municipal de Marília aderiu a antecipação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que tradicionalmente era realizada entre abril e maio. As doses estarão disponíveis nas 52 unidades da Secretaria Municipal de Saúde, inicialmente para público-alvo definido pelo Ministério da Saúde, que no Município é formado por mais 100 mil moradores (102 mil).

A supervisora da Vigilância Epidemiológica de Marília, Alessandra Arrigoni, explicou que a vacinação é necessária para diminuir a incidência de doenças por transmissão respiratória e também “reduzir a possibilidade de agravamento das doenças respiratórias, o que leva o paciente a diminuir chances de internação e óbito”.

Outra situação importante ressaltada é a baixa adesão do público-alvo às campanhas de vacinação. “As pessoas, principalmente os pais, não estão levando a sério as campanhas de vacinação. As crianças estão perdendo a oportunidade de serem vacinadas na idade certa e estarem protegidas”, alertou a supervisora Alessandra Arrigoni.

No ano passado, foram aplicadas 67.641 doses contra a gripe nas pessoas do público-alvo, significando uma taxa de 66,36% vacinados. “Neste ano, por conta da baixa adesão recorrente das últimas campanhas de influenza, Marília vai manter por apenas 10 dias os grupos prioritários, abrindo o benefício para a população geral após esse período”, concluiu.

Público-alvo

O público-alvo é definido por crianças de 6 meses a menores de 6 anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de Segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Atendimento

O Município possui unidades de saúde distribuídas em todas as regiões de Marília, com atendimento no período das 7 às 17 horas. A unidade de saúde Nova Marília, na zona Sul, também atende no período noturno, das 17 às 22 horas. É necessário apresentar documento com foto para receber a vacina.