16 OUT 2019
CULTURA
Prefeitura promove Semana Nacional do Livro e da Biblioteca em Marília de 21 a 25 de outubro

Evento é gratuito e contará com programação especial relacionada ao universo do livro, literatura e biblioteca voltada a crianças e jovens de todas as idades

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, realizará na Biblioteca Municipal de Marília “João Mesquita Valença”, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (SNLB), de 21 a 25 de outubro.

O evento é gratuito e contará com uma programação especial relacionada ao universo do livro, literatura e biblioteca voltada a crianças e jovens de todas as idades.

Comemorada anualmente, a SNLB teve seu início em 1980 e foi instituída pelo Decreto nº 84.631. De acordo com o documento, a semana é comemorada entre os dias 23 e 29 de outubro, sendo o último dia também conhecido pela comemoração do Dia Nacional do livro.

A ideia da Semana, segundo a coordenação, é incentivar a leitura, estimular a construção do conhecimento, conscientizar sobre o livro e o papel da biblioteca como meio de democratização, além de disseminar a informação e o acesso a várias formas de manifestações culturais e artísticas.

Num país, como o Brasil, em que são poucos os leitores e poucos os que frequentam bibliotecas, conforme pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” de 2016, ações que incentivem a troca e a circulação de saberes, bem como a prática da leitura, dos pequenos aos grandes cidadãos, são sempre fundamentais e bem-vindas.

A programação da SNLB, que é toda gratuita, contemplará, por exemplo, contações de história, oficinas, mediação de leitura, intervenções literárias, jogos, bate-papo, entre outras atividades. Além disso, será realizado sorteio de brindes literários a quem estiver participando.

Para participar, a criança ou jovem interessado, deve ligar ou ir à biblioteca, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para efetivar a sua inscrição.

A biblioteca está localizada na Rua São Luis, 1295, esquina com a rua São Carlos, no centro de Marília. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3454-7434.

Veja o calendário de atividades da biblioteca:

Atividade: Lettering (caligrafia), com Luna Cocus

Dia: 21/10 (segunda-feira)

Público-alvo: +10 anos
Atividade: Contação de História “Recontando contos”, com Cia Cultural Os Tonicos

Dia: 22/10 (terça-feira)

Horário: sessão às 9h30 e às 14h30

Público-alvo: de 5 a 12 anos

Atividade: Hora do conto, com Calu Monteiro

Dia: 23/10 (quarta-feira)

Público-alvo: + de 3 anos

Atividade: Mediação de leitura e oficina de minilivro em dobradura, com Diana Peraça Cavassane