19 NOV 2019
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
Ex-técnico da Seleção Brasileira de Basquete Feminino, Barbosa destaca a importância dos Jogos Abertos

Um dos maiores nomes do basquetebol feminino, Barbosa esteve em Marília no comando da equipe feminina da modalidade da cidade de Itu

Tal qual um artista ou cantor famoso, a presença de Antônio Carlos Barbosa, 74, atraiu olhares, flashes, o carinho do público e, o respeito dos seus adversários. Técnico da equipe de basquete feminina da cidade de Itu, Barbosa aportou em Marília em busca do bicampeonato, já que suas comandadas foram campeãs da modalidade nos Jogos Abertos do ano passado, em São Carlos.

Mas, o segundo título de Itu no basquete feminino dos Jogos Abertos não veio e, por sete pontos de diferença no placar, a medalha de ouro foi para a equipe de Santo André, comandada por Arilza Coraça. Coincidentemente ambas as equipes são as mesmas que disputaram a final na edição 2018 dos Jogos Abertos.

Resultado do jogo a parte, Barbosa destacou a importância dos Jogos Abertos para a carreira de atletas que buscam ascensão na carreira. “É simplesmente a porta de entrada para a profissionalização. Surgiram e surgem até hoje grandes nomes e grandes atletas. É muita sabedoria dizer que os Jogos Abertos são as ‘Olimpíadas Caipiras’, porque é essa a sua importância. É bem verdade que atualmente a competição perdeu o seu charme mas, ainda assim é de extrema relevância para a busca de novos talentos”, disse.

Com a propriedade de quem possui no currículo mais de 20 anos com a camisa verde e amarela, 448 jogos internacionais e 330 vitórias no comando da Seleção de Basquete Feminino, além do reconhecimento como o treinador da renovação por implantar uma nova filosofia de jogo aplicada até os dias atuais, Barbosa também ponderou sobre a possibilidade dos Jogos Abertos revelarem atletas aptos a serem convocados para as Seleções Masculina e Feminina de Basquete.

“Há jogadoras que atuaram aqui que já foram convocadas para a Seleção Brasileira, já disputaram Olimpíadas, estiveram recentemente na Copa América como a Alana [atleta] de Santo André. Então, tem sim meninas que podem perfeitamente alçar níveis maiores. Agora, no masculino, não vejo possibilidades porque as bases das equipes estão disputando a Liga [Nacional] e então, as equipes vierem com atletas mais jovens”, ponderou.

Vale destacar que Barbosa já comandou a Seleção Brasileira de Basquete Feminina por três ocasiões: de 1976 a 1984; de 1996 a 2007; e nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016. É também um recordista com um total de seis participações na história dos Jogos Pan-Americanos (ouro em 1971 na Colômbia; quarto lugar em 1979 em Porto Rico; bronze em 1983 na Venezuela; quarto lugar em 1999 no Canadá; bronze em 2003 na República Dominicana e prata em 2007 no Brasil) e três Olimpíadas (bronze em 2000 na Austrália; quarto lugar em 2004 na Grécia; e 2016 no Brasil), além de 10 títulos sul-americanos adultos.

Atualmente está à frente da equipe do Ituano Basquete Feminino e ocupa o cargo de Gerente Esportivo da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) desde 2017.

A REVANCHE DOS JOGOS ABERTOS EM MARÍLIA: SANTO ANDRÉ x ITÚ

Em 2018, nos Jogos Abertos realizados em São Carlos, a final do basquete feminino foi disputada entre Itu e Santo André e, num feito pioneiro a equipe do técnico Barbosa, acabou levando a medalha de ouro, pelo placar de 58 a 55. Pioneiro porque foi a primeira vez que Itu venceu em disputas coletivas nos Jogos Abertos.

Em 2019 a história se repetiu e novamente a final da modalidade reuniu em quadra, na manhã desta segunda-feira, 17, no Ginásio Cristo Rei, Itu X Santo André, Santo André X Itú. Como previsto não foi um jogo fácil, com pressão e nervosismo de ambos os lados já que, para Santo André tratava-se de uma revanche e, para Itu era importante a manutenção do título e a conquista do “bi”.

Pontos de um lado e de outro, arremessos de três pontos, erros, acertos, até que faltando cinco minutos para o término do segundo tempo (e do jogo) e com o placar favorável à Santo André de 69 a 58, o técnico Barbosa pede tempo e conversa com suas comandadas. Ameaça de reação e a diferença de 5 pontos a menos de 1 minuto do término. Falta a favor de Santo André, com dois lances a serem efetuados e, dois pontos assinalados…cronômetro implacável e o resultado: Santo André 77 x 70 Itu.

Comemoração de um lado, tristeza de outro. E o esporte mantendo a sua imprevisibilidade!!!