05 SET 2018
Marília recebe Jornada de Gestão Cultural na Biblioteca Municipal

Acontece nos dias 14, 15 e 16 de setembro a Jornada de Gestão Cultural na Biblioteca Municipal. O evento é gratuito e é realizado pela Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, Oficinas Culturais do Estado de São Paulo e Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura.

As inscrições podem ser feitas na Secretaria da Cultura (Rua Lupércio Garrido, 44 – fone 3402-6600) ou na Biblioteca Municipal (Rua São Luís, 1295 – fone 3454-7434).

A Jornada consiste em uma série itinerante de diálogos com pensadores, gestores, pesquisadores e produtores, que aprofunda discussões sobre questões da área da Cultura e propicia o compartilhamento de experiências bem sucedidas de gestão.

O evento destina-se a gestores culturais, produtores, captadores, artistas, pesquisadores e interessados em geral e oferece 40 vagas.

Segundo o secretário municipal da Cultura, André Gomes, o evento tem como objetivo democratizar o acesso às técnicas de planejamento e gestão no meio cultural, prestação de contas, divulgação, entre outras ferramentas importantes.

“Tivemos um aumento na demanda de profissionais que produzem eventos no setor cultural em Marília e região. Cursos como este, oferecidos gratuitamente e com a qualidade que se apresenta, dá condições para artistas e gestores participarem de chamamentos públicos e editais, como os que estão previstos para acontecer até o final deste ano, das Oficinas Culturais em Marília”, disse André.

A abertura será realizada dia 14, das 19h30 às 21h30, com a palestra ‘Aspectos Legais na Gestão de Projetos Culturais’, com Carolina Kazumi.

Para planejar e executar projetos culturais é essencial que o gestor esteja ciente de regras e riscos. Nesta palestra, Carolina Kazumi apresenta instrumentos de auxílio aos participantes para definição de melhores práticas e profissionais a serem envolvidos, bem como suporte para pensamento de soluções otimizadas.

Carolina é graduada pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, atua na área da cultura desde 2007. Trabalhou na gestão cultural de projetos patrocinados por empresas como Vale, Natura e Instituto Claro. Atualmente é professora convidada de cursos de pós-graduação da PUC-SP e da Academia Internacional de Cinema.

No sábado, dia 15, a programação acontece das 10h às 12h e das 14h às 18h, com “Planejamento, Gestão e Finanças”, coordenado por Marcela Amaral. O êxito de um produto cultural depende, em boa parte, do planejamento de seu idealizador ou gestor.

Na mesma medida, comunicação e avaliação têm melhores resultados quando pensados desde o início da elaboração do projeto. No decorrer deste módulo, os participantes conhecerão algumas das principais ferramentas para planejamento, gestão e finanças.

Marcela Amaral, há 17 anos na área da produção cultural, cursou MBA em Gestão de Bens Culturais na FGV. Dentre outros trabalhos em instituições, galerias e grandes eventos, foi produtora executiva do ICCo (Instituto de Cultura Contemporânea), coordenando a produção, por exemplo, do World Biennial Forum 2014, na cidade de São Paulo. Hoje, responde pelo setor de planejamento e operação da Fundação Bienal de São Paulo.

Já no domingo, dia 16, o tema será “Comunicação e Avaliação de Projetos”, com Luciana Castro, das 10h às 12h e das 14h às 18h.

Luciana Castro escreveu e executou projetos para clientes como Sabesp, Natura, Mauell, ContourGlobal, Grupo Ecorodovias, Samarco Mineração, AES Brasil, Duratex, entre outros. Foi Gerente de Projetos e Relações Comunitárias do Instituto Agires, de 2010 a 2014. Atualmente, integra a equipe da Companhia da Cultura, desenvolvendo planejamento estratégico para clientes, gerando e acompanhando indicadores de processo/resultado, dentre outras ações.

Jornada de Gestão Cultural

Dias: 14, 15 e 16 de setembro

Local: Biblioteca Municipal

Programação:

14/9 – sexta-feira – 19h30 às 21h30 – abertura com Palestra ‘Aspectos Legais na Gestão de Projetos Culturais’, com Carolina Kazumi (40 vagas)

15/9 – sábado – 10h às 12h e 14h às 18h – Planejamento, Gestão e Finanças, com Marcela Amaral (40 vagas)

16/9 – domingo – 10h às 12h e 14h às 18h – Comunicação e Avaliação de Projetos, com Luciana Castro (40 vagas)

Secretaria Municipal da Cultura

Rua Lupércio Garrido, nº 44  – Bairro Barbosa – Telefone: (14) 3402-6600

Biblioteca Municipal de Marília

Rua São Luís, nº 1295 – Centro – Telefone: (14) 3454-7434.

Noticia prefeitura-municipal-de-marilia-consolida-o-reconhecimento-a-cultura-japonesa-em-marilia
Há 2 dias
Prefeitura Municipal de Marília consolida o reconhecimento à cultura japonesa em Marília com a 21ª edição do Japan Fest
Noticia secretaria-municipal-de-cultura-exibe-documentario-sobre-impacto-tecnologico-no