07 MAI 2018
Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal segue até o dia 15 nas unidades de saúde

O diagnóstico precoce do câncer bucal pode salvar vidas. Por isso, a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, reforçou nesta segunda-feira (7) o apelo à população para que procure uma unidade de saúde para o exame de boca, um procedimento rápido e indolor. A campanha de prevenção à doença mobiliza as equipes de saúde bucal e prevê intensificação dos atendimentos entre os dias 2 e 15 de maio.

Neste sábado (12) será o Dia “D” e todas as unidades de saúde de Marília abrirão das 8h às 17h para a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Na oportunidade, de forma simultânea, acontece também a campanha do exame odontológico.

A partir deste ano, a verificação da saúde bucal passa a ser indicada para quem tem a partir de 20 anos, diferentemente de campanhas anteriores que tinham como público-alvo idosos acima de 60 anos.

A cirurgiã-dentista e coordenadora do Programa Municipal de Saúde Bucal, Ana Massud, explica que o objetivo é o diagnóstico precoce. “O câncer é a segunda causa de morte (entre todas as doenças) no Brasil. É um problema de saúde pública. Com a campanha, podemos aumentar o índice de diagnóstico precoce do câncer bucal e de lesões potencialmente malignas, ensinando à população a importância do autoexame”, disse.

A população de Marília está sendo recebida pelas equipes de 12 UBS (Unidades Básicas de Saúde) e das 37 USFs (Unidade de Saúde da Família). Nos pacientes com suspeitas de lesões cancerizáveis, o profissional estomatologista, previamente agendado no CEO (Centro de Especialidade Odontológica), realizará uma triagem nas próprias unidades de saúde e posteriormente, se necessário, estes pacientes serão encaminhados.

A cirurgiã dentista explica que o diagnóstico, quando tardio, é seguido de um prognóstico desfavorável. Os tratamentos são na maioria das vezes mutilantes e paliativos. Agora, quando o diagnóstico é realizado nos estágios iniciais, o câncer bucal pode ser considerado curável.

SEM DENTES

O exame odontológico de prevenção contra o câncer bucal também é realizado em pacientes desdentados, pois a avaliação será feita principalmente na mucosa bucal, língua e palato. “É um engano pensar que, por não ter mais a dentição, a pessoa não precisa fazer o exame. É tão importante quanto”, explica Ana Massud.

Mais informações podem ser obtidas em uma unidade de saúde ou junto ao programa de Saúde Bucal, na Secretaria Municipal da Saúde, pelo telefone 3402-6500.

Fotos: Arquivo/PMM

Noticia prefeitura-municipal-de-marilia-reinaugura-unidade-de-saude-de-padre-nobrega-e-entrega
Há 2 dias
Prefeitura Municipal de Marília reinaugura unidade de saúde de Padre Nóbrega e entrega consultório odontológico