30 NOV 2023
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Marília alcança saldo positivo de 319 empregos formais em outubro, conforme levantamento Caged do Governo Federal
Prefeito Daniel Alonso destaca êxito do comércio, com diversificações e corredores descentralizados para atender os consumidores
O Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, apontou no balanço de outubro novo saldo positivo na geração de empregos em Marília. Pelo levantamento do Governo Federal, foram criados 319 empregos formais. No 10º mês do ano, outubro, mais uma vez admissões superaram as demissões.

De acordo com as informações do secretário municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora, no acumulado do ano até o momento, o saldo positivo é de 2.037 empregos. “Outubro foi o segundo melhor mês de 2023 e perde somente para fevereiro, que teve um saldo positivo de 669 empregos. E ainda teremos o fechamento de novembro e dezembro, que também devem ser positivos por conta das contratações do Max Atacadista, em fase de inauguração”, explicou.

Conforme o Caged, em outubro, as empresas marilienses contrataram 2.904 pessoas e demitiram 2.585, proporcionando o saldo de 319 novos postos de trabalho. “Entre janeiro e outubro, ao todo, foram 27.855 contratações na cidade de Marília, ante 25.818 demissões. Isso gerou um saldo positivo de 2.037 novos empregos em 2023”, complementou Mora.

Para o prefeito de Marília, Daniel Alonso, o forte da cidade tem sido seu comércio, que possui corredores de lojas diversificadas, por exemplo, na rua São Luiz (Centro), avenida João Ramalho (zona Sul) e avenida João Martins Coelho (região Norte). “Só o setor do comércio, conforme o Caged, contratou 984 pessoas com carteira assinada e demitiu 834. O saldo positivo em outubro neste setor foi de 150 empregos. Já a Indústria teve saldo de 51 novos empregos, com 460 contratações e 409 demissões”, destacou o chefe do Poder Executivo. O setor de serviços contratou 1.250 e demitiu 1.147 trabalhadores, com saldo positivo de 103 empregos. Outro ramo forte em outubro foi o da construção civil, que apresentou 179 contratações e 154 demissões, com saldo de 25 empregos.

O único segmento negativo em outubro foi agropecuária, com 41 demissões e 31 contratações, totalizando a perda de 10 postos de trabalho. “Neste final de ano, a expectativa é bastante positiva, com as contratações temporárias do comércio, supermercados e shoppings, por conta das festividades de Natal e Ano Novo. Marília é uma cidade próspera, que cresce diariamente”, concluiu o prefeito Daniel Alonso.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024