20 FEV 2014
Presidente do Fundo Social de Solidariedade visita Espaço Potencial

“Não tem como não ficar emocionada com um trabalho desse”. Assim a presidente do Fundo Social de Solidariedade comentou a atividade desenvolvida com os autistas pelo Espaço Potencial, localizado na rua Coronel José Braz, nº 1131. Paula Almeida conheceu as instalações onde atualmente são atendidos 63 autistas, com idade entre três e 27 anos.

A presidente da instituição, Arsenia de Mello Rodrigues Oliveira, lembra que o Espaço foi fundado em 2009 com a participação de pais de portadores da alteração. Ela lembra que a dificuldade da comunicação é uma dificuldade enorme para os pacientes, daí a necessidade de profissionais especializados com esse objetivo. Atualmente o Espaço Potencial possui mais de 30. “ O custo é alto. Ainda bem que Prefeitura Municipal repassa mensalmente uma verba. O restante do recurso necessário é levantado com promoções e contribuições da sociedade. Estamos sempre de portas abertas. Nossa meta agora é a construção de uma sede própria dentro das especificações terapêuticas para o tratamento dos alunos”, destacou.

O atendimento é de segunda à sexta-feira, com dois turnos, das 7h30 às 13h00 e o outro das 13h00 às 17h30, no contra turno da escola. Recebem apoio pedagógico e tratamento específico, com psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudióloga e educador físico. “Esse conjunto de atividades é essencial para a melhoria dos alunos. Cada caso é um caso”, afirmou Lourdes Santos, coordenadora pedagógica.

O vice prefeito, Sergio Lopes Sobrinho,  destacou que a Prefeitura vai continuar dando todo o apoio para o Espaço Potencial. “Esse é um grande exemplo de vida”, afirmou. Ele comentou ser importante que lideranças da sociedade mariliense conheçam o local. “É um local que merece o reconhecimento de todos”, finalizou

O Espaço Potencial é coordenado pela Associação de Pais e Amigos da Criança e Jovem Autista. O autismo afeta a socialização da pessoa devido a dificuldade de comunicação e do comportamento ambiental. Atualmente, há possibilidade de detectar a síndrome antes dos dois anos de idade. A cura ainda não é possível.

Foto: Ligia Ferreira

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024